Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

‘Chiripiti’ e concertinas para aquecer noite de romaria na Serra d’Arga

São João d’Arga

em

Foto: Luis Valadares Fotografia

É já esta quarta-feira que milhares de peregrinos sobem à serra d’Arga, em Caminha, para cumprir promessas de uma romaria secular – São João d’Arga -, uma das mais típicas de Portugal.

Os peregrinos acorrem ao mosteiro criado ainda no século XII, isolado no topo daquela serra, de forma a pedir a “São João cura para quistos, verrugas e doenças de pele, ou mesmo para arranjarem casamento”.

Há também quem procure a festa pela vertente profana. Concertinas e despique de bandas de música a tocar no adro com pouco mais 1.300 metros quadrados de área, vão bebendo o ‘chiripiti’, mistura de mel com aguardente.

Fazem também parte da festa os enchidos e o arroz doce, bem típicos daquela aldeia onde vivem cerca de 70 pessoas durante todo o ano.

Anúncio

Alto Minho

Esperados 2.500 atletas, de 22 países, nas seis provas do Grande Trail Serra d’Arga

Organização Carlos Sá Nature Events

em

Cerca de 2.500 atletas são esperados nas seis provas do Grande Trail Serra d’Arga 2019 que vai acontecer no fim-de-semana, informou a Cãmara de Viana do Castelo.

O evento desportivo tem confirmada a presença de atletas oriundos de 22 países, com destaque para Portugal, Espanha, Cabo Verde e França.

Organizado por Carlos Sá Nature Events e apoiado pelos municípios de Viana do Castelo e Caminha, das Juntas de Freguesia locais e patrocinadores, a evento inclui o GTSA Ultra Trail 55 quilómetros, Trail Longo 37 e 27 quilómetros, Trail Curto 17 quilómetros, caminhada 12 quilómetros e Trail Jovem.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Detetada lixeira ilegal na margem do rio Lima em Viana

Caso vai ser denunciado à APDL

em

O comandante da capitania de Viana do Castelo disse hoje ter sido identificada uma lixeira ilegal, em zona portuária, na margem esquerda do rio Lima, em Darque, cuja existência vai ser comunicada à APDL, autoridade administrante do espaço.

“Foi localizada uma grande quantidade de entulho, desde tijolos, pedaços de cimento, e sanitários. Vai ser levantado o auto de notícia e remetido à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), entidade administrante daquela área integrada na zona portuária”, adiantou Sameiro Matias.

O comandante da capitania de Viana do Castelo acrescentou que, “paralelamente, estão a ser desenvolvidas diligências para tentar apurar o responsável pela descarga de entulho”.

O caso foi hoje denunciado, hoje, através de redes sociais por um blogue local (Olhar Viana do Castelo) que divulgou fotografias do depósito de entulho naquela zona situada junto ao porto de mar e, nas proximidades da praia do Cabedelo, na freguesia de Darque.

Continuar a ler

Viana do Castelo

8.ª caminhada “Passos de Memória”, em Viana, inclui percurso equestre Lanheses-Montaria

No próximo dia 28 de setembro

em

Foto: Ilustrativa / DR

A 8ª caminhada “Passos de Memória” vai realizar-se no dia 28 com um percurso equestre, entre Lanheses e Montaria, sendo que o prazo para inscrições decorre a partir de quinta-feira, informou hoje a Câmara de Viana do Castel.

A caminhada “Passos de Memória” – Percurso Equestre Lanheses-Montaria (Serra de Arga), está integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município.

O percurso equestre “vai realizar a subida da vertente meridional da Serra de Arga, em direção à aldeia serrana da Montaria, partindo da margem direita do rio Lima, junto ao cais onde outrora acostavam as embarcações vindas do lugar da passagem, estabelecendo a ligação entre Moreira de Geraz do Lima e Lanheses”.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e cujo prazo começa na quinta-feira, a partir das 13:00.

Continuar a ler

Populares