Chegou o verão (eram 02:42) e o bom tempo vai continuar no Minho

Hoje há sol até às 21:06
Chegou o verão (eram 02:42) e o bom tempo vai continuar no minho
Foto: CM Vila Verde / Arquivo

O solstício de verão ocorreu às 02:42 deste sábado, marcando o que é tradicionalmente o dia mais longo do hemisfério norte.

A nova estação continuará a contar com o sol e as temperaturas vão estar amenas, mais baixas do que nos últimos dias.

No fim de semana, Braga chega aos 28ºC (sábado) e 29ºC (domingo) de temperatura máxima. Perto do mar, em Esposende, fica-se pelos 20.

Já Viana do Castelo não ultrapassa os 23ºC. Em zona de balneares, como Moledo (Caminha), as máximas não vão para além dos 21 graus.

Quase 15 horas de sol

No primeiro dia de verão o sol nasce às 06:10 e põe-se às 21:06, com o dia a durar 14:55:47. No domingo o dia tem aparentemente a mesma duração mas será dois segundos mais curto, e no final do mês o dia já será cinco minutos mais curto.

Será assim até ao equinócio de outono, a 22 de setembro às 19:19, quando os dias serão do tamanho das noites, começando a noite a prevalecer a partir daí e até ao solstício de inverno, que chega às 15:02 de 21 de dezembro e que marca a noite mais longa.

Estação com sabor de amoras bravas

O que chegou este sábado de madrugada é por norma das estações mais esperadas, os dias longos associados a férias, a “pouco trabalho” segundo o escritor brasileiro Luis Fernando Veríssimo, a sabor de amoras bravas, como escreveu a poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.

Mas são relativos os estereótipos. Não há relatos de que sejam mais felizes os habitantes de Longyearbyen, na ilha de Spitsbergen, no arquipélago ártico de Svalbard, que por esta altura vivem o “sol da meia-noite”, onde o dia começou a 18 de abril e onde só a 25 de agosto se vai começar de novo a pôr o sol, e a princípio apenas uma hora.

Nem que sejam infelizes os habitantes de Ushuaia, Argentina, no hemisfério sul já perto da Antártida, onde no sábado o sol nasce cerca das 10:00 e se põe pouco depois das 17:00. E onde se comemora com muitas festas o solstício de inverno.

“Quando as pessoas são felizes não reparam se é inverno ou verão”, escreveu o dramaturgo russo Anton Tchekhov.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Seleção nacional de futsal para atletas com síndrome de down sagra-se bicampeã europeia

Seleção nacional de futsal para atletas com síndrome de Down sagra-se bicampeã europeia

Próximo Artigo
Póvoa de lanhoso: morreu "birinha", do restaurante bira à portuguesa

Póvoa de Lanhoso: Morreu "Birinha", do restaurante Bira à Portuguesa

Artigos Relacionados