O Parque dos Moinhos, em Vieira do Minho, voltou a receber as tradicionais chegas de bois, na terça-feira. A iniciativa inseriu-se na programação do 49º aniversário do 25 de abril.
A atividade que juntou centenas de pessoas ficou marcada pela homenagem que os criadores de gado e o Município de Vieira do Minho decidiram prestar a Jorge Martins, conhecido entre os amigos como “Sumol”, que faleceu recentemente vítima de doença súbita.
“O momento juntou no recinto do Parque dos Moinhos, recinto das chegas, atividade que o Jorge tanto gostava e da qual era o principal impulsionador, a sua família, amigos, criadores de gado e o presidente da Câmara Municipal”, indica a autarquia.
As chegas de bois são promovidas pelo Município, em colaboração com a Cooperativa Agrícola.
A realização desta atividade ajuda a “revitalizar a raça barrosã” e constitui um “importante apoio para a criação de raças autóctones”.
Em comunicado, a autarquia explica que, com o intuito de preservar esta raça autóctone e apoiar os criadores de gado, preparou um plano anual, no qual uma vez por mês serão realizadas estas atividades no Parque dos Moinhos. As próximas decorrerão nos dias 27 e 28 de maio, aquando da realização da Agro Vieira.