Arquivo

Chega adia cimeira com líderes da extrema-direita

Chega adia cimeira com líderes da extrema-direita

O Chega decidiu adiar a “Cimeira Mundial da Direita”, encontro com figuras da extrema-direita de vários países que o partido estava a organizar e estava prevista para meados de maio, em Lisboa.

“O Chega terá que suspender e reagendar para data posterior a Cimeira Mundial das Direitas que estava prevista para os dias 13 e 14 de maio”, anunciou o líder do Chega num vídeo divulgado à comunicação social, gravado em Budapeste, onde vai participar na Conferência de Ação Política Conservadora, iniciativa com representantes de partidos de extrema-direita, e reunir-se com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.

No vídeo, André Ventura justificou a decisão com o que diz ser a “perseguição a que alguns dos principais convidados têm estado sujeitos, envoltos em manobras de manietação”.

“Em respeito por muitos destes convidados, sobretudo norte-americanos e recentemente o ex-Presidente do Brasil Jair Bolsonaro e a sua comitiva, que se viram impedidos de viajar por determinações do Estado brasileiro, o Chega decidiu reagendar a cimeira para data posterior”, indicou.

André Ventura criticou “o espírito de agressividade, de condicionamento e de ameaça que em certos países reina” e manifestou “indignação e estupefação face ao ataque cirúrgico, focado e coincidente com a data em que muitos deles iriam viajar para o estrangeiro, para Lisboa”.

“Vamos voltar a organizá-la com mais força e com mais firmeza, porque nós sabemos que o futuro não é o socialismo, o futuro é a direita a Governar as suas nações no respeito pela sua identidade, pela suas tradições e a promover o crescimento e a prosperidade que os nossos cidadãos esperam”, indicou o presidente do Chega.

A “Cimeira Mundial da Direita” estava agendada para os dias 13 e 14 de maio, e iria decorrer no Centro de Congressos de Lisboa. Os bilhetes custavam cinco euros militantes do partido e 10 euros para não militantes.

O programa desta iniciativa não foi relevado mas, de acordo o presidente do Chega, estava prevista a presença do ex-Presidente do Brasil Jair Bolsonaro e do vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini.

O partido indicou também, no seu ‘site’, que tinham confirmado a presença Mark Ivanyo, diretor-executivo dos Republicans for National Renewal, o eurodeputado Gerolf Annemans (Identidade e Democracia, família política europeia do Chega), além de membros dos partidos Fidesz (Hungria), Vox (Espanha), EKRE (Estónia) e AUR (Roménia).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Carro que galgou raile na a3 em barcelos teve que ser retirado por grua

Carro que galgou raile na A3 em Barcelos teve que ser retirado por grua

Próximo Artigo
Be acusa marcelo e costa de empurrarem o país para o pântano e diz-se preparado para "o que houver"

BE acusa Marcelo e Costa de empurrarem o país para o pântano e diz-se preparado para "o que houver"

Artigos Relacionados