Chefs, gestores, estudantes e professores juntaram-se no IPCA: “O Minho é a nossa horta”

LISA Food Talks
Chefs, gestores, estudantes e professores juntaram-se no ipca: "o minho é a nossa horta"
Foto: IPCA

O LISA – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar, onde funciona o polo do IPCA em Esposende, recebeu esta segunda-feira a primeira edição do LISA Food Talks, reunindo casa cheia para refletir sobre o tema “Alimento e Sustentabilidade”.

A iniciativa, organizada pela Escola Técnica Superior Profissional (ETESP) e pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do IPCA, juntou chefs conceituados, gestores de empresas inovadoras, representantes de entidades ligadas ao turismo, bem como estudantes e docentes, num espaço de debate sobre os desafios e oportunidades ligados aos sistemas alimentares sustentáveis.

No painel de oradores, destaque para o chef António Loureiro, do restaurante A Cozinha (Guimarães), distinguido com uma estrela Michelin, que desafiou os estudantes a valorizarem os produtos locais nas suas criações gastronómicas.

“O Minho é a nossa horta – temos aqui tudo o que precisamos para trabalhar”, afirmou o chef António Loureiro em jeito de provocação aos estudantes.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, sublinhou o orgulho no crescimento do LISA, destacando a componente prática e aplicada dos cursos ministrados no espaço e o apoio do Município de Esposende, que cedeu o edifício ao IPCA, tornando esta infraestrutura uma realidade.

Também presente, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, enalteceu as condições do LISA e o seu contributo para uma aprendizagem de excelência, contribuindo para dignificar todas as profissões relacionadas com a inovação alimentar.

Na abertura, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guiherme Emílio, referiu que o sucesso do evento e o nível dos oradores confirmam que o LISA é uma aposta ganha, funcionando como motor de transferência de conhecimento, gerador de novos projetos, parcerias e de valorização do território.

O evento foi estruturado em dois painéis temáticos. O primeiro, “Alimento, Governança e Estratégias de Sustentabilidade”, contou com a participação dos chefs dos restaurantes A Cozinha e Cor de Tangerina, bem como da Escola Profissional de Esposende, num debate moderado por Alexandra Malheiro, diretora da ESHT.

O segundo painel, “Alimento, Territórios e Transformação pela Sustentabilidade”, reuniu representantes das empresas Chá Camélia, Tubarão Vinhos e Corial Foods, num diálogo conduzido por Filipe Chaves, diretor da ETESP.

O LISA Food Talks marcou um “momento relevante de partilha de conhecimento e ligação entre academia, comunidade e setor produtivo, posicionando o LISA como plataforma ativa na promoção da inovação e sustentabilidade alimentar”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cdu quer passe social intermodal e interregional no distrito de braga

CDU quer passe social intermodal e interregional no distrito de Braga

Próximo Artigo
Petit deixa comando técnico do rio ave no final da temporada

Petit deixa comando técnico do Rio Ave no final da temporada

Artigos Relacionados