Connect with us

Chefe do Hotel Rali venceu prémio “Portugal Sou Eu”

Alto Minho

Chefe do Hotel Rali venceu prémio “Portugal Sou Eu”

“Pezinhos de Coentrada”, “Sopa de Bacalhau de Conselheiro”, “Pica no Chão” e “Ajardineirada de Vitela” consagram Rui Martins, chefe do Hotel Rali, de Viana do Castelo, como vencedor do Troféu Portugal Sou Eu, organizado pela Edições do Gosto para a Confederação dos Agricultores de Portugal.

Um petisco, uma sopa, um prato de cozinha regional e um prato contemporâneo que obrigatoriamente destaquem a valorização do receituário e da cozinha portuguesa, a apresentação e empratamento, o sabor e aroma e a inovação e técnica aplicada foram os desafios colocados pela organização aos concorrentes do Troféu Portugal Sou Eu.

Trata-se de uma iniciativa inédita no panorama da gastronomia nacional, no âmbito do projeto “Portugal Sou Eu”, que assinala, no Dia de Portugal o expoente máximo do produto exclusivamente português, ao qual se junta a aplicação dos modelos de confeção das cozinhas regionais e da cozinha contemporânea.

A estes desafios, Rui Martins respondeu apresentando “Pezinhos de Coentrada” (petisco), “Sopa de Bacalhau do Conselheiro” (sopa), “Pica no Chão” (cozinha regional) e “Uma Ajardineirada de Vitela” (cozinha contemporânea), as quais, na opinião do painel de júri, são uma clara afirmação do Portugal verdadeiro, dos produtos, das técnicas que vincam a singularidade da gastronomia nacional.

“Nós os cinco somos todos amigos e o que aqui viemos fazer foi cozinhar em prol da nossa gastronomia. Estou radiante. É o cumprir de um desafio e de uma meta. O trabalho é contínuo”, comentou Rui Martins, no momento da consagração, não esquecendo os outros concorrentes.

Mais em Alto Minho

Bitnami