Seguir o O MINHO

Futebol

Chaves organizou jantar em período de infeciosidade de casos no clube

Covid-19

em

Foto: Liga Portugal

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte disse hoje que o Desportivo de Chaves organizou um jantar convívio com o plantel e equipa técnica “em pleno período de infeciosidade dos casos confirmados identificados” de covid-19.


“A autoridade de saúde local tomou conhecimento que o plantel e respetiva equipa técnica participaram num jantar convívio, organizado pelo Desportivo de Chaves, em pleno período de infeciosidade dos casos confirmados identificados”, destaca o comunicado da ARS do Norte sem precisar quando aconteceu esse jantar.

A nota acrescenta que essa informação foi recolhida pelas 18:34 de sexta-feira, minutos antes do encontro da primeira jornada da II Liga portuguesa de futebol, entre o Feirense e o Desportivo de Chaves, em Santa Maria da Feira, que acabou adiado.

A ARS do Norte explica que após articulação das autoridades de saúde local, regional e nacional, foi decidida a “determinação de medidas cautelares que inviabilizavam a participação do referido clube no jogo do campeonato de futebol”.

“Esta decisão foi comunicada ao responsável médico do Desportivo de Chaves, pelas 19 horas desse mesmo dia”, sublinha ainda.

A ARS Norte assegura que “as autoridades de saúde continuarão a acompanhar a evolução desta situação e a desenvolver as medidas de saúde pública consideradas necessárias, em articulação com as entidades envolvidas”.

A nota da ARS do Norte revela que em 10 de setembro a autoridade de saúde do Agrupamentos de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso teve conhecimento de um caso positivo de covid-19 de um jogador do Desportivo de Chaves.

Após este caso, deu “início aos procedimentos inerentes à intervenção de saúde pública, preconizados nas orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da intervenção para prevenção e controlo da covid-19”, como a “investigação epidemiológica”, a “avaliação do risco da exposição” e a “determinação das medidas de saúde públicas necessárias e adequadas”.

Após o cumprimento do plano de testagem pré-jogo previsto no referencial conjunto da DGS e FPF foram “identificados mais três casos confirmados” de covid-19 na sexta-feira, de um jogador e dois elementos da equipa técnica, dando “início aos procedimentos” descritos.

O plantel do Desportivo de Chaves, da II Liga de futebol, está em confinamento enquanto é realizada uma avaliação de risco, após quatro casos positivos de covid-19, tinha adiantado hoje à Lusa o delegado de saúde local.

O delegado de saúde da Unidade de Saúde Pública (USP) do Alto Tâmega e Barroso, Gustavo Martins-Coelho, explicou que desde sexta-feira a estrutura do emblema transmontano ficou em isolamento “até que seja concluída a avaliação de risco”.

“Depois de esta estar concluída, será determinado quantos elementos da estrutura terão de se manter em isolamento e quando serão realizados novos testes à covid-19”, sublinhou, sem antecipar uma data para essa decisão.

Gustavo Martins-Coelho tinha explicado à Lusa na sexta-feira à noite que depois de uma primeira avaliação de risco, após quatro casos positivos de covid-19 no Desportivo de Chaves divulgados na sexta-feira, foi dito que “não havia inconveniente” para a realização do encontro em Santa Maria da Feira, mas que “ao final da tarde” esta entidade recebeu “novas informação que não estavam na posse ao final da manhã”.

O médio Guzzo e o guarda-redes Samu, e ainda os treinadores adjuntos Pedro Machado e Tiago Castro, testaram positivo “embora assintomáticos”, tinha revelado o clube transmontano sexta-feira de manhã.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional defendeu hoje que é “imperativo” manter a aplicação da orientação de que um caso positivo não torna, por si só, obrigatório o isolamento coletivo das equipas, referindo que a competição não pode parar.

A Liga convocou hoje os médicos de todas as sociedades desportivas que integram as competições profissionais para uma reunião de urgência, depois de os jogos entre o Feirense e o Desportivo de Chaves e entre o Académico de Viseu e Académica, da primeira jornada da II Liga, não se terem realizado devido a casos positivos de covid-19.

As conclusões do encontro de hoje vão ser apresentadas numa reunião entre a Liga e o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, agendada para a tarde de segunda-feira, onde será “reiterada a necessidade de implementação destas recomendações sob pena de serem colocadas em causa as competições profissionais futebol na época 2020-21”.

Anúncio

Futebol

Ex-Famalicão Toni Martinez assina pelo FC Porto até 2025

Mercado de transferências

em

Foto: DR

O avançado espanhol Toni Martínez, que alinhava no Famalicão, vai reforçar o FC Porto, assinando um contrato de cinco temporada, anunciou hoje o campeão nacional de futebol.

O jogador, de 23 anos, assinou um contrato válido até 30 de junho de 2025 com os ‘dragões’, depois de se ter destacado ao serviço do Famalicão, do qual foi o segundo melhor marcador na temporada 2019/20, com 10 golos.

Formado no Valência, Toni Martinez passou pelos ingleses do West Ham e pelos espanhóis do Valladolid, do Rayo Majahonda e do Lugo antes de chegar ao Famalicão, no início da época passada.

Nas primeiras declarações como jogador dos ‘dragões’, Toni Martínez revelou-se muito satisfeito com a transferência.

“Esta é uma sensação única e um objetivo cumprido na minha carreira: unir-me ao maior de Portugal, e espero devolver a confiança depositada em mim em campo”, afirmou o avançado, em declarações à FC PortoTV.

Martínez definiu-se com um jogador que se adapta a qualquer cenário, sem esconder a vontade de marcar golos.

“Sou um jogador que gosta de qualquer tipo de futebol. Sou um jogador que se adapta sempre a tudo. Mas principalmente sou um jogador que pensa sempre na baliza, em fazer golos e em tentar ajudar a equipa o máximo possível. Sou um jogador muito comprometido com a equipa e estou muito feliz”, disse ainda.

O avançado acredita que ainda vai “crescer e aprender” muito no FC Porto, um clube que, segundo o jogador, tem “uma das melhores equipas do mundo e que tem dos melhores jogadores do mundo”.

Continuar a ler

Futebol

Mourinho ‘humilhou’ antiga equipa

Premier League

em

Foto: DR

O Tottenham de José Mourinho ‘humilhou’ o Manchester United, em Old Trafford, com uma goleada de 1-6, nesta tarde de domingo, em jogo da 4.ª jornada da Premier League.

Os ‘spurs’ começaram a perder, com um penálti marcado por Bruno Fernandes logo aos dois minutos da partida, mas depois, só deu Mourinho.

A reviravolta operou-se com dois golos antes dos 10 minutos, primeiro por Ndombelé, aos 4, e depois Son Heung-Min, aos 7. Harry Kane ampliou aos 30, Son voltou a marcar aos 37 e Aurier fez o quinto aos 51 minutos. Ainda deu para Harry Kane bisar na partida, através de grande penalidade, aos 79.

Com a vitória, a equipa de Mourinho sobe ao quinto lugar da liga, com sete pontos. O Manchester United tem apenas três pontos, mas um jogo a menos.

Continuar a ler

Futebol

Bracarense Diogo Dalot cedido ao AC Milan

Mercado de transferências

em

Foto: AC Milan / Twitter

O defesa Diogo Dalot vai atuar esta época na Liga italiana de futebol ao serviço do AC Milan, confirmou este domingo o clube italiano, que garantiu o empréstimo do internacional sub-20 português junto do Manchester United.

Diogo Dalot vai usar a camisola número cinco nos ‘rossoneri’, informou o emblema de Milão no sítio oficial da Internet, num curto comunicado em que não são adiantados mais detalhes sobre este acordo de empréstimo.

Nascido em Celeirós, Braga, em 1999, Diogo Dalot foi formado nas escolas do F. C. Porto, tendo atuado pela primeira vez na equipa principal dos ‘dragões’ em 2017, ano em que se sagrou campeão nacional, sendo transferido na temporada seguinte para o Manchester United (35 jogos, um golo).

Continuar a ler

Populares