Seguir o O MINHO

Futebol

‘Champions’: O resultado do sorteio da “final a oito” em Lisboa

Liga dos Campeões

em

Foto: Divulgação / UEFA

O Atlético de Madrid, ‘carrasco’ do campeão europeu Liverpool, vai defrontar o Leipzig nos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol, cuja ‘final a 8’ se vai disputar em Lisboa.


Num sorteio ainda condicionado por faltarem realizar quatro encontros da segunda mão dos oitavos de final, adiados pela pandemia de covid-19, apenas dois encontros dos ‘quartos’, disputados a apenas uma mão, ficaram definidos, entre os quais o dos ‘colchoneros’, de João Félix e finalistas em 2013/14 e 2015/16.

Pela frente, o Atlético de Madrid vai ter o Leipzig, estreante nesta fase da competição, que defrontou o Benfica na fase de grupos e que afastou nos oitavos de final o Tottenham, de José Mourinho e que tinha sido finalista em 2019.

Contudo, os alemães terão uma baixa de peso nos quartos de final, que se disputam de 12 a 15 de agosto, uma vez que já não vão contar com o avançado Timo Werner, transferido para o Chelsea.

O outro encontro já definido dos quartos de final vai colocar frente a frente a Atalanta, estreante na ‘Champions’, e o Paris Saint-Germain, crónico campeão francês, mas que não passa esta fase da competição desde 1994/95, tendo caído nos ‘oitavos’ nas últimas quatro temporadas.

Atual terceira classificada da Liga italiana, a Atalanta terá a vantagem de chegar com maior ritmo competitivo à partida com o Paris Saint-Germain, que não joga desde março, quando o campeonato francês foi cancelado, embora ainda dispute jogos da Taça de França e da Taça da Liga antes dos ‘oitavos’ da ‘Champions’.

Certo é que haverá uma equipa que nunca foi campeã europeia na final do Estádio da Luz, uma vez que o vencedor do encontro entre o Atlético de Madrid e o Leipzig vai defrontar Paris Saint-Germain ou Atalanta.

O Real Madrid, recordista de triunfos na principal prova europeia, com 13 troféus, terá de reverter uma derrota caseira por 2-1 com o Manchester City, de João Cancelo e Bernardo Silva, para evitar a segunda eliminação consecutiva nos oitavos de final.

Sem qualquer presença na final da ‘Champions’, os ‘citizens’, que perderam o título de campeão inglês para o Liverpool, tentam a terceira presença consecutiva nos quartos de final.

Quem vencer este duelo em atraso dos ‘oitavos’, marcado para 07 ou 08 de agosto, vai defrontar a Juventus, de Cristiano Ronaldo, ou o Lyon, de Anthony Lopes, com os franceses a viajarem para Itália com uma vantagem de 1-0.

Duas vezes campeã europeia, a ‘vecchia signora’ tenta chegar pela terceira vez consecutiva aos quartos de final, enquanto o Lyon não passa desta fase há 10 temporadas.

Cristiano Ronaldo pode reencontrar o Real Madrid em Lisboa, onde, ao serviço dos ‘merengues’, venceu a Liga dos Campeões.

Com um ‘pé e meio’ nos quartos de final está o Bayern Munique, que venceu fora o Chelsea, por 3-0, numa temporada em que procura juntar uma sexta ‘Champions’ ao oitavo título consecutivo de campeão alemão e à Taça da Alemanha.

Nos quartos de final, caso confirmem o favoritismo, os bávaros poderão encontrar outro gigante europeu, o FC Barcelona, que recebe na segunda mão dos ‘oitavos’ o Nápoles, após uma igualdade a um golo em Itália.

Os catalães, de Nelson Semedo, não atingem uma final desde 2014/15, quando conquistaram o seu quinto e último troféu, e defrontam um Nápoles, de Mário Rui, que nunca passou dos ‘oitavos’, mas que ainda não perdeu na presente edição da competição.

Os jogos em atraso da segunda mão dos oitavos jogam-se nos recintos dos clubes visitados em 07 e 08 de agosto, com a ‘Champions’ a mudar-se depois para Lisboa, onde se disputam os quartos de final (12 a 15), as meias-finais (18 e 19) e a final (23).

Anúncio

Futebol

É oficial: Gaitán já veste as cores do SC Braga

I Liga

em

Foto: DR

O SC Braga acabou de oficializar, ao final da manhã desta terça-feira, Nico Gaitán como reforço.

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato Braga válido por uma época, com outra de opção, informou hoje o clube.

Formado no Boca Juniors, o esquerdino, que jogou durante seis temporadas no Benfica, alinhou, na última época, a partir de janeiro, no Lille.

Antes, jogou nos norte-americanos do Chicago Fire e nos chineses do Dalian Pro depois de uma época e meia no Atlético de Madrid, para o qual se transferiu em 2016/17 dos ‘encarnados’.

Gaitán, de 32 anos, chegou a custo zero e, num vídeo de apresentação, diz “confessar que não esperava o convite” do clube minhoto.

O extremo é o sexto reforço dos ‘arsenalistas’ depois de Zé Carlos (ex-Leixões), Al Musrati (ex-Vitória de Guimarães), André Castro (ex-Goztepe, da Turquia), Iuri Medeiros (emprestado pelos alemães do Nuremberga) e Guilherme Schettine (ex-Santa Clara).

Notícia atualizada às 13h58 com mais informação.

Continuar a ler

Futebol

Davidson confirma saída do Vitória rumo à Turquia

Futebol

em

Foto: DR / Arquivo

O extremo Davidson confirmou hoje que vai jogar no Alanyaspor, da I Liga turca de futebol, a partir da próxima época, após ter cumprido as duas últimas temporadas no Vitória SC.

“Este é o momento [para sair]. Estou eternamente grato ao Vitória, mas tenho 29 anos e este é o momento de seguir novos rumos, e o Alanyaspor apostou em mim. Também vou porque [a equipa] está na Liga Europa. É um desafio promissor para a minha carreira”, disse o jogador brasileiro, numa entrevista ao canal 11.

A caminho do quinto classificado da I Liga turca em 2019/20, que vai disputar a terceira pré-eliminatória da Liga Europa, o atacante considerou que a última época em Guimarães foi “boa individualmente” – realizou 44 jogos e marcou 10 golos, repartidos pela I Liga, pela Taça de Portugal, pela Taça da Liga e pela Liga Europa.

Natural do Rio de Janeiro, Davidson chegou a Portugal no verão de 2015, para representar o Sporting da Covilhã, clube da II Liga ao serviço do qual apontou 13 golos em 67 partidas, em época e meia.

O atacante mudou-se para o Desportivo de Chaves em janeiro de 2017 e marcou seis golos em 53 encontros oficiais pelos transmontanos, até ao final da temporada 2017/18, antes de se transferir para o Vitória, clube pelo qual fez 10 golos em 39 desafios na primeira época.

Continuar a ler

Futebol

Famalicão contrata defesa esquerdo ao Chaves

Ibrahim

em

Foto: DR

O Famalicão, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação de Abdul Ibrahim, defesa esquerdo, com um vínculo válido até ao final da temporada 2022/23.

“Assinar pelo Famalicão é mais um passo importante na minha carreira. Conheço o projeto que o clube delineou e estou muito entusiasmado para ajudar o clube a continuar o seu processo ascendente no futebol português”, referiu o ganês, de 21 anos.

O jogador chegou a Portugal em 2017 para jogar nos juniores do Chaves, clube que o descobriu na Academia WAFA.

Abdul Ibrahim manteve-se em Trás-os-Montes até ao final da época transata, durante a qual atuou na equipa satélite dos flavienses, que competiu no Campeonato de Portugal.

Continuar a ler

Populares