O treinador César Peixoto afirmou hoje que o Moreirense “está preparado” para um “jogo de grau de dificuldade grande” com o Famalicão, que espera ofensivo, no domingo, da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Depois de um regresso aos triunfos que “procurava há muito tempo”, diante do Casa Pia (3-2), o técnico de 44 anos frisou que o conjunto vimaranense encontrou “um equilíbrio” que ambiciona manter perante o Famalicão, “uma boa equipa, com bons jogadores e investimento totalmente diferente”, que atravessa um ciclo de quatro jogos sem perder.
“São duas equipas com qualidade. A ideia de jogo de ambas é serem proativas, dominadoras e terem bola. Jogamos da mesma forma, seja fora, seja em casa. (…) Acredito que vamos fazer um bom jogo, perante uma equipa que nos vai causar muitos problemas. Acredito num jogo de grande dificuldade, mas estamos preparados”, disse, na projeção do encontro marcado para as 20:30, em Famalicão.
Encerrado o ciclo de mais de dois meses sem vencer, o ‘timoneiro’ frisou que a equipa da vila de Moreira de Cónegos foi “praticando bom futebol e sendo competitiva”, acreditando sempre no processo de trabalho, mas avisou que o triunfo sobre o Casa Pia “não garante uma segunda volta mais tranquila” e que “as coisas não vão correr bem” se se perder “o rigor e a humildade”.
César Peixoto considerou ainda que o Moreirense “está mais unido do que nunca”, com “um grupo forte” para lutar pela manutenção, principal objetivo, após um mercado de ‘inverno’ com quatro saídas de “jogadores feitos e de rendimento imediato” e seis reforços, “ainda a ficar enquadrados em termos físicos e de adaptação ao país”.
“Temos a tendência de achar que o nosso campeonato é fraco, mas temos jogadores que vêm da II Liga espanhola [Joel Jorquera e Cédric Teguia] e o ritmo é diferente. Eles têm de ganhar andamento. Quando o tiverem, podem-nos ajudar”, referiu.
Questionado sobre a titularidade do reforço Ivo Rodrigues no meio–campo, durante o jogo com o Casa Pia, o treinador assumiu que o antigo jogador de Arouca, Famalicão ou FC Porto dá “mais segurança com bola” e que Rúben Ismael, “jogador em quem continua a confiar”, suplente no encontro anterior, dá “mais equilíbrio”.
“O Rúben tem jogado mais naquela posição. É um jogador mais defensivo, de ligação, de equilíbrios, de reação à perda da bola, de ganhar duelos. O Ivo é um jogado feito, que, com bola, dá outras dinâmicas e segurança. Vamos aproveitando as características individuais de um ou de outro, consoante o jogo e o adversário. Já fizemos isso noutras posições”, explicou.
O Moreirense, 11.º classificado, com 26 pontos, recebe o Famalicão, nono, com 28, em partida da 23.ª jornada da I Liga portuguesa, agendada para as 20:30 de domingo, no Estádio Municipal de Famalicão, com arbitragem de Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora.