Uma expedição de 8.000 quilómetros em busca dos melhores bares de cerveja artesanal da Europa é o desígnio do novo projeto da cerveja Letra, com sede em Vila Verde, através de “uma expedição cervejeira de autocaravana” que passa por 11 países.
Com o nome “Letra Brew & Beyond”, este projeto pretende “promover a marca de cerveja artesanal e o Minho a nível europeu. Em cada paragem haverá uma dinâmica distinta, seja produzindo cervejas em colaboração, sejam eventos de Tap Takeover onde vários barris de Letra são servidos, ou eventos de pairing entre cervejas, queijos artesanais e enchidos minhotos”.
Filipe Macieira, sócio fundador da marca, revela, citado em comunicado, que “mostrar o nosso produto fora do âmbito de festivais ou feiras é sem dúvida um fator diferenciador, mas que o melhor resultado que podemos obter é o reconhecimento internacional da marca”.
Afonso Vilaça, responsável do mercado internacional da Letra e beer geek, acrescenta que “é normal ver bandas fazerem tours internacionais, no entanto uma marca de cerveja é algo fora do normal ou nunca antes visto. Isto atrai bares e distribuidores pois haverá oportunidade de nos conhecermos pessoalmente e essa relação pessoal é algo que a cerveja cultiva desde há vários séculos”.
Raquel Gonçalves – a responsável de marketing, que será a última tripulante desta aventura a par do Afonso e do Filipe – salienta que “o buzz que a marca vai criar nas redes sociais durante todo o mês de março vai ser quase um Big Brother cervejeiro, onde haverá um compacto diário com todas as atividades. A ideia é que os nossos seguidores acompanhem esta aventura e sintam que estão a viajar ao nosso lado”.
São diversos os projetos cervejeiros que têm a capacidade de envolver a comunidade em torno de uma ideia. No caso da cerveja Letra, ambos os sócios fundadores, Francisco e Filipe, sempre contaram com o apoio de familiares e amigos para todo o tipo de tarefas. Esta viagem só é possível concretizar pois os pais do Filipe vão emprestar a autocaravana e porque foram estabelecidas parcerias nacionais e internacionais, permitindo que outras marcas cheguem a vários países e a outros sectores do mercado.
A nível internacional associaram-se: Yakima Chief – EUA (lúpulos), a Castle Malting – Bélgica (maltes), Christeyns – Bélgica (detergentes industriais) e a Lindr – República Checa (refrigeração de bebidas).
Os mentores do projeto quiseram também levar uma amostra da região a toda a europa, e os projetos que se associaram foram a VISIT BRAGA (Associação Empresarial de Braga e Câmara Municipal de Braga), a MASilva (rolhas), a VilaToldos (publicidade) e as Galerias Macieira e Silva (móveis e electrodomésticos).
Em termos gastronómicos os vinhos da Quinta do Portal, os queijos artesanais da Lactimercados e os enchidos do Minho Fumeiro também vão ser promovidos pelos cervejeiros minhotos em todas as paragens.
A saída de Vila Verde está planeada para o dia 03 de março e o regresso no dia 29 do mesmo mês. Esta expedição cervejeira passará por Espanha, França, Itália, Croácia, Eslovénia, Áustria, República Checa, Alemanha, Holanda e Bélgica, regressando a Portugal. Este projeto poderá ser acompanhado nas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin) do perfil da cerveja Letra onde os seguidores poderão acompanhar e interagir com os tripulantes da autocaravana.
“Uma cerveja para o caminho”, foi o mote para a criação de uma nova cerveja em lata com o mesmo nome da viagem: Brew & Beyond. Trata-se de uma Hazy Double IPA que explode no nariz e na boca e define-se como sendo tropical e resinosa. Devido à elevada procura, esta receita já se encontra esgotada em Portugal, refere a marca.