Cerveja de Vila Verde criada por Ljubomir Stanisic vence medalha em França

“Bicho do Mato”

A cerveja artesanal Bicho do Mato, criada pelo mediático cozinheiro Ljubomir Stanisic em parceria com a Cerveja Letra, sediada em Vila Verde, venceu uma medalha de prata no Concurso Internacional de Lyon, em França, anunciou a marca minhota.

A concorrer por entre 7.700 produtos num certame avaliado por 850 juízes, este exemplar destacou-se por entre cerca de um milhar de cervejas, fortalecendo ” a relação entre a cerveja artesanal e a alta gastronomia”.

“Coloquei tudo de mim dentro daquela garrafa, para chegar a um resultado que fosse mesmo a minha cara. É muito bom ver o esforço e o trabalho – que é de uma equipa -, reconhecidos”, afirma o reconhecido chef.

Em comunicado, Filipe Maceira, um dos co-fundadores da cerveja Letra, projeto iniciado na Universidade do Minho, dá conta de que este pode muito bem ser a primeira medalha arrecadada por uma cerveja portuguesa desenvolvida por um chef, num concurso internacional da especialidade.

Já Francisco Pereira, o outro co-fundador, afirma que este prémio é um “indicador do caminho que a cerveja artesanal portuguesa tem vindo a trilhar, focando-se na qualidade e intensidade dos sabores e na partilha de experiências e parcerias realizadas com os melhores chefs de cozinha, enólogos ou outros experimentalistas de outras áreas”.

A cerveja Bicho do Mato poderá ser encontrada na loja online da cerveja Letra. Até ao final do mês de maio, são oferecidos os portes de envio para Portugal Continental e duas unidades desta cerveja a quem comprar 12 unidades.

Sobre a Cerveja Letra

A Cerveja Letra nasceu em 2013, na Universidade do Minho, pelas mãos de Francisco Pereira e Filipe Macieira. Atualmente, sediada em Vila Verde, foi galardoada até hoje com mais de 20 prémios internacionais e é composta por 4 gamas principais de cerveja: Letra – a gama base com 7 cervejas que representam as primeiras 7 letras do alfabeto, Letra on Oak – cervejas envelhecidas em diferentes barricas de madeira, Letra Craft Trials – cervejas mais experimentais e exclusivas e Letra Collabs colaborações com outras marcas de cerveja e projetos.

Em maio de 2015 a empresa apresentou um novo conceito com a abertura da Letraria – Brewpub em Vila Verde, onde é possível consumir todas as cervejas da marca, visitar a fábrica e conhecer mais acerca do processo de produção. Em março de 2017, foi inaugurada a Letraria – Craft Beer Garden Porto e em junho de 2019 a Letraria Craft Beer Library Braga, que combinam mais de 60 torneiras de cerveja artesanal à gastronomia num ambiente descontraído.

A marca pretende assumir uma vertente pedagógica sendo objectivo a comunicação da cultura cervejeira ao consumidor ensinando-o a apreciar todas as características dos diferentes estilos de cerveja artesanal.

Sobre o chefe Ljubomir Stanisic

Nascido em Sarajevo, Ljubomir Stanisic chegou a Portugal em 1997. Abriu o primeiro restaurante em 2004, em Cascais, onde desde logo conquistou vários prémios. Em janeiro de 2009, inaugurou o seu primeiro restaurante em Lisboa, 100 Maneiras, com um menu único de degustação e, um ano depois, o Bistro 100 Maneiras, considerado o melhor restaurante do mundo pela prestigiada revista Monocle em 2017. Entre

Março de 2016 e junho de 2019, foi chefe consultor no Six Senses Douro Valley. O cozinheiro jugoslavo- mais-português-de-sempre é autor de cinco livros e um “chefe-celebridade” desde 2011, quando foi jurado do primeiro Masterchef Portugal. Co-autor e protagonista do programa Papa Quilómetros, exibido na Fox International Channels por toda a Europa, desde 2017 que assumiu a apresentação do programa Pesadelo na Cozinha, recordista de audiências e cuja terceira temporada foi emitida entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Em fevereiro de 2019, abriu o novo 100 Maneiras, no Bairro Alto, um projecto planeado durante 4 anos e que é a consolidação de Ljubo, enquanto homem e cozinheiro, e do 100 Maneiras, enquanto marca única na gastronomia – restaurante que, no mesmo ano, foi incluído na primeira lista 50 Best Discovery, promovida pela organização dos renomados The World’s 50 Best (uma das distinções internacionais mais importantes no mundo da restauração) .

Em julho, abriu o restaurante Líquen, em São Miguel (Açores), com uma abordagem local, saudável e sustentável. Um projeto pensado primeiro para criar raízes, e, mais tarde, para ganhar asas e se mover à medida das vontades do chefe, para crescer com ele, em formato pop-up, permitindo-lhe descobrir o melhor dos Açores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados