A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai inaugurar, no domingo, às 10:30, junto ao cais, uma escultura de homenagem aos pescadores do rio Minho, da autoria do artista Acácio de Carvalho, divulgou hoje a autarquia.
Em comunicado enviado às redações, o município de Vila Nova de Cerveira realçou que a obra retrata “a figura recortada de um pescador a lastear as redes” e é constituída por cimento armado e chapa de ferro.
A peça assinala o fim do projeto DiadES que, durante quatro anos, com um orçamento de três milhões de euros, pretendeu “avaliar e melhorar os serviços de ecossistema prestados pelas espécies diádromas (migradoras), ao longo da costa atlântica europeia e, paralelamente, o estado de conservação destas espécies”.
O programa final do projeto DiadES, financiado pelo programa europeu Interreg Espaço Atlântico, inclui ainda uma atividade pedagógica intitulada “O Futuro dos Peixes Migradores do rio Minho em contexto de mudanças climáticas”, que decorre no sábado, às 10:00, no Aquamuseu.