Seguir o O MINHO

Alto Minho

Cerveira unida para ajudar o pequeno Salvador a combater doença rara

Doença consiste na falta da enzima que degrada as proteínas ingeridas

em

Foto: Facebook de "Juntos pelo Salvador"

Salvador Camargo, de apenas três anos, está a ser alvo de uma onda de solidariedade em Vila Nova de Cerveira, onde reside com os pais.


Portador de acidúria glutárica tipo 1, uma doença metabólica rara, que consiste na falta da enzima que degrada as proteínas ingeridas e as transforma em energia, a criança tem sido submetida a vários tipos de tratamentos, incluindo fisioterapia especial, que requer tempo e gastos.

Depois de, em novembro de 2019, o conhecido cantor Augusto Canário ter realizado um espetáculo para ajudar os pais a suportar as custas com o primeiro mês de tratamentos de Salvador, é a vez da Câmara de Cerveira se juntar novamente à causa, através de um espetáculo de comédia proporcionado pelo humorista e YouTuber Alexandre Santos.

Os pais do pequeno Salvador explicam que o tratamento intensivo muscular “PEDIASUIT”, não é comparticipado, e tem o custo de 2.500 euros por cada tratamento mensal.

“CerveiraComedy” é o nome do evento, idealizado por um aluno da ETAP Cerveira, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, e que acolheu o apoio da autarquia.

De modo a colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Técnico de Comunicação e Serviço Digital e demonstrando as aptidões profissionais, o jovem estudante Alexandre Garcia apresenta o “CerveiraComedy”, um projeto que associa a vertente cultural à solidariedade.

O artista convidado é Alexandre Santos, autor dos webmovies “O Estrondo” e “O Estrondo II” e do clip “GTA in real life” que atingiu a marca de 8,7 milhões de visualizações.

Na televisão, foi autor do programa de humor “Pancas da semana” (+TVI) e passou para o horário nobre da TVI, com participações nos concursos “A tua cara não me é estranha”, “Biggest deal” e “Late night secret”.

O espetáculo, de stand-up comedy, está agendado para dia 25 de janeiro, às 21:30, no Cineteatro de Cerveira.

Os bilhetes custam 7,5 euros no próprio dia ou apenas cinco, caso reserve com antecedência através das secretarias da ETAP ou via email para [email protected]

Anúncio

Viana do Castelo

Viana: No último domingo do verão houve quem fosse à praia (e quase se afogasse)

Afife

em

Foto: Arquivo

O calendário juliano marca este domingo como sendo o último do verão de 2020, um período de férias atípico marcado pelas condicionantes de uma pandemia como a nossa geração nunca viu.

Com o verão quase a terminar (outono chega na terça-feira), e apesar do tempo instável que se tem sentido ao longo dos últimos dias, houve quem se aventurasse nas praias do Minho, existindo uma ocorrência de pré-afogamento numa praia de Viana do Castelo.

Ao que apurou O MINHO, dois homens, na casa dos 40 anos, escaparam à morte nas águas da costa da praia de Afife, ao início da tarde deste domingo.

Uma das vítimas “atrapalhou-se” quando nadava, levando a que um amigo o tentasse resgatar, mas acabou também ele por se ver aflito na água do mar.

Os dois acabaram por chegar ao areal pelos próprios meios, bastante estafados, o que motivou um pedido de alerta de emergência. O alerta foi dado às 15:59.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para prestar os primeiros socorros às vítimas. Transportaram ambos para o Hospital de Santa Luzia, por precaução.

A Polícia Marítima registou a ocorrência que parece fechar o verão nos areais de Viana. Com uma tragédia evitada.

Continuar a ler

Viana do Castelo

César Mourão em Viana: “Uma cidade muito bonita, mas não sabem brincar”

O programa Terra Nossa gravado em Viana do Castelo foi transmitido este sábado na SIC. César Mourão visitou a ribeira de Viana e conheceu algumas das figuras emblemáticas por entre pescadores e vendedoras. Esteve também com os Sons do Minho e ainda fez algumas ‘macacadas’ com o artista plastosonoro João Ricardo, em plena Praça da República. No entanto, o apresentador referiu que Viana é uma cidade muito bonita mas onde não sabem brincar. Vídeo: SIC

em

Foto: SIC Notícias

O programa Terra Nossa gravado em Viana do Castelo foi transmitido este sábado na SIC. César Mourão visitou a ribeira de Viana e conheceu algumas das figuras emblemáticas por entre pescadores e vendedoras. Esteve também com os Sons do Minho e ainda fez algumas ‘macacadas’ com o artista plastosonoro João Ricardo, em plena Praça da República. No entanto, o apresentador referiu que Viana é uma cidade muito bonita mas onde não sabem brincar. Vídeo: SIC

Continuar a ler

Alto Minho

Ponte de Lima cria pontos de aterragem de helicópteros para incêndios e resgates

Proteção Civil

em

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

O concelho de Ponte de Lima passa a contar com dois pontos de aterragem para helicópteros em zonas junto ao Caminho de Santiago, de forma a evacuar peregrinos feridos ou em risco e para ajudar brigadas aéreas no combate a incêndios.

Em comunicado, a autarquia do Alto Minho dá conta de uma necessidade existente de “criar estratégias preventivas face às situações de perigo” que os peregrinos correm quando atravessam aquele concelho.

Os incêndios florestais que assolaram floresta limiana e o aumento de peregrinos ao longo dos últimos anos fez com que a Câmara  avançasse com estes novos pontos, situados na freguesia de Labruja.

“Estes locais poderão ser utilizados em caso de necessidade de evacuação ou socorro de peregrinos assim como para as brigadas helitransportadas, possibilitando desta forma uma primeira intervenção mais rápida [nos incêndios]”, explica o documento..

“Estas infraestruturas, não impedem que os peregrinos cumpram as normas de segurança adequadas à atividade, especialmente quando circulam sozinhos e que tenham especial atenção nos dias de risco de incêndio elevado”, alerta ainda a autarquia.

Continuar a ler

Populares