Seguir o O MINHO

Alto Minho

Cerveira unida para ajudar o pequeno Salvador a combater doença rara

Doença consiste na falta da enzima que degrada as proteínas ingeridas

em

Foto: Facebook de "Juntos pelo Salvador"

Salvador Camargo, de apenas três anos, está a ser alvo de uma onda de solidariedade em Vila Nova de Cerveira, onde reside com os pais.

Portador de acidúria glutárica tipo 1, uma doença metabólica rara, que consiste na falta da enzima que degrada as proteínas ingeridas e as transforma em energia, a criança tem sido submetida a vários tipos de tratamentos, incluindo fisioterapia especial, que requer tempo e gastos.

Depois de, em novembro de 2019, o conhecido cantor Augusto Canário ter realizado um espetáculo para ajudar os pais a suportar as custas com o primeiro mês de tratamentos de Salvador, é a vez da Câmara de Cerveira se juntar novamente à causa, através de um espetáculo de comédia proporcionado pelo humorista e YouTuber Alexandre Santos.

Os pais do pequeno Salvador explicam que o tratamento intensivo muscular “PEDIASUIT”, não é comparticipado, e tem o custo de 2.500 euros por cada tratamento mensal.

“CerveiraComedy” é o nome do evento, idealizado por um aluno da ETAP Cerveira, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, e que acolheu o apoio da autarquia.

De modo a colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Técnico de Comunicação e Serviço Digital e demonstrando as aptidões profissionais, o jovem estudante Alexandre Garcia apresenta o “CerveiraComedy”, um projeto que associa a vertente cultural à solidariedade.

O artista convidado é Alexandre Santos, autor dos webmovies “O Estrondo” e “O Estrondo II” e do clip “GTA in real life” que atingiu a marca de 8,7 milhões de visualizações.

Na televisão, foi autor do programa de humor “Pancas da semana” (+TVI) e passou para o horário nobre da TVI, com participações nos concursos “A tua cara não me é estranha”, “Biggest deal” e “Late night secret”.

O espetáculo, de stand-up comedy, está agendado para dia 25 de janeiro, às 21:30, no Cineteatro de Cerveira.

Os bilhetes custam 7,5 euros no próprio dia ou apenas cinco, caso reserve com antecedência através das secretarias da ETAP ou via email para [email protected]

Anúncio

Alto Minho

PSP apreende oito mil “bombas de Carnaval” em Caminha e Monção

Operação Polícia Sempre Presente – Carnaval em Segurança 2020

em

Foto: PSP / Divulgação

Dois estabelecimentos em Caminha e Monção foram alvo de buscas pela PSP, no âmbito da operação “Carnaval em Segurança”, resultando na apreensão de oito mil artigos pirotécnicos, adiantou a PSP em comunicado.

O comando distrital da Polícia de Segurança Pública de Viana sublinha o facto de um destes estabelecimentos se situar “muito próximo de um estabelecimento de ensino”.

A Operação Polícia Sempre Presente – Carnaval em Segurança 2020 vai decorrer até à próxima terça-feira com a participação da equipa de fiscalização do núcleo de armas e explosivos.

A PSP apela à população, especialmente aos mais jovens, que não comprem este tipo de artigos, já que, os seus riscos são imprevisíveis.

“Se encontrar algum destes objetos afaste-se e alerte um responsável da Escola ou um Polícia”, finalizam.

O Comando da PSP de Viana do Castelo aconselha:

 

Não comprar, aceitar ou tentar fazer “bombinhas de Carnaval”

Não transportar “bombinhas de Carnaval”

Afastar-se das brincadeiras com “bombas de Carnaval”

 

 

Continuar a ler

Alto Minho

Trabalhadora morre à saída de uma fábrica em Cerveira

Óbito

em

Foto: DR / Arquivo

Uma mulher, de 43 anos, perdeu a vida na sequência de um ataque súbito, quando saía de trabalhar do turno da noite, numa fábrica situada na zona industrial de Cerveira.

Segundo avança a Rádio Cerveira, a ocorrência foi registada cerca das 06:00 horas, mobilizando os Bombeiros de Cerveira, a VMER do Alto Minho e a SIV de Valença.

Apesar da pronta intervenção dos meios de emergência, não foi possível reverter a situação de paragem cardiorrespiratória em que a vítima se encontrava.

O corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo.

A mulher, residente em Ferreira, concelho de Paredes de Coura, deixa dois filhos menores – um rapaz de oito e uma rapariga de 17.

Continuar a ler

Alto Minho

Buscas em Valença por idosa desaparecida há cinco dias

Vista pela última vez na segunda-feira

em

Foto: Facebook de Clinica Dr. Vitor Oliveira

As buscas pela mulher de 78 anos, desaparecida na última segunda-feira em Valença, continuam esta sexta-feira na freguesia de Sanfins, adiantou a O MINHO fonte dos bombeiros.

A GNR em cooperação com os bombeiros tinha já vasculhado toda a área circundante da habitação Fernanda Cruz, local onde foi vista pela última vez.

Até ao momento desta edição (15:30) as buscas contabilizavam oito operacionais e quatro viaturas de apoio.

Fernanda Cruz vive sozinha e padece de diabetes, assim como, de uma doença do foro neurológico.

Familiares e amigos apelam nas redes sociais para que qualquer informação sobre o seu paradeiro seja comunicado à GNR de Valença.

Continuar a ler

Populares