As câmaras de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, Galiza, apresentaram uma candidatura conjunta aos novos fundos comunitários de 600 mil euros de euros para reforçar a relação transfronteiriça, anunciou esta quarta-feira a autarquia portuguesa.
Um dos projetos candidatados prevê a criação da figura de provedor da cidadania transfronteiriça e a implementação de um projeto piloto de orçamento participativo transfronteiriço.
A gestão partilhada de serviços locais, através de uma ação designada “Gotas de Água por Notas de Música”, é outra das apostas.
Em causa está “uma experiência-piloto” que visa a partilha, pelos 23.500 habitantes dos dois concelhos, de dois serviços públicos, a piscina municipal de Vila Nova de Cerveira e a escola de música de Tomiño.
A candidatura, apresentada ao Interreg V – Programa de Cooperação Territorial, ao abrigo do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriço Espanha-Portugal (POCTEP), e com comparticipação de 75% prevê ainda a “dinamização da economia local transfronteiriça, potenciando iniciativas empresariais baseadas no turismo, na natureza e nos serviços”.
Designada de “Agenda de Cooperação Transfronteiriça – Amizade Cerveira Tomiño” a candidatura foi apresentada a semana passada e surge na sequência da “Carta da Amizade”.
O documento, assinado pelas duas autarquias em junho de 2014, e que prevê a partilha de equipamentos públicos, tem como o objetivo “preparar um futuro em comum através da concretização de projetos que proporcionem uma maior cooperação cultural, desportiva, urbanístico-ambiental entre os dois concelhos vizinhos”.