Cereais de outono/inverno 2023/24 com boa produtividade mas margens baixas

Dados do Instituto Nacional de Estatística
Cereais de outono/inverno 2023/24 com boa produtividade mas margens baixas
Foto: Lusa

A campanha de cereais de outono/inverno 2023/24 apresentou uma “boa produtividade, mas com margens reduzidas”, enquanto a de primavera/verão registou a menor produção da última década, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo as “Estatística Agrícolas 2024” do INE, nas culturas cerealíferas de outono/inverno registaram-se aumentos de produtividade “graças à humidade do solo e ao regular desenvolvimento vegetativo, embora os preços baixos e os custos elevados tenham reduzido a margem líquida dos produtores”.

Já nos cereais de primavera/verão, nomeadamente no milho para grão, o cenário foi mais negativo: quebras de produtividade, redução de área (-13,6%) e a menor produção da última década.

A produção de hortícolas e batata registou aumentos de 3,1% e 10%, respetivamente, “apesar de desafios como atrasos na plantação”, enquanto a cultura do tomate para indústria apresentou um aumento de área, mas uma quebra na produtividade.

Na fruticultura, o INE aponta “resultados díspares”: a maçã (+7,2%) e a laranja (+26,9%) recuperaram de más campanhas, enquanto a pera e o kiwi foram penalizados por doenças, baixa frutificação e alterações climáticas e a cereja sofreu uma “nova quebra acentuada” (-35,5%).

Nas culturas permanentes, o azeite destacou-se com a segunda maior produção de sempre e a amêndoa atingiu um recorde, consolidando Portugal como o segundo maior produtor da União Europeia (UE).

Em contrapartida, a castanha “manteve-se abaixo do potencial, apesar da qualidade elevada”, e a vindima foi prejudicada por “forte pressão de doenças e fenómenos climáticos adversos”, registando uma quebra de 8,1% na produção.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Bombeiros suspendem protesto contra inem

Bombeiros suspendem protesto contra INEM

Próximo Artigo
Colisão deixa motociclista em estado grave em vila verde

Colisão deixa motociclista em estado grave em Vila Verde

Artigos Relacionados