Arquivo

Cerca de 900 crianças de Cabeceiras de Basto foram ao teatro

Dia Mundial da Criança
Cerca de 900 crianças de cabeceiras de basto foram ao teatro

Cerca de 900 crianças dos estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1.º ciclo de Cabeceiras de Basto assistiram ao longo deste dia 01 de junho, Dia Mundial da Criança, à encenação teatral ‘Espanta Pardais’, uma iniciativa organizada pela Câmara local, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, CLDS-4G/Projeto Vivências e CPCJ.

A iniciativa com a presença de 867 crianças dos jardins de infância, escolas básicas do 1.º ciclo do Agrupamento e do Centro Social de Cabeceiras de Basto.

O espetáculo apresentado ao jovem público pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), inicialmente previsto para o Parque Urbano, acabou por decorrer no auditório da Casa da Juventude, devido à instabilidade climatérica que se fez sentir ao longo do dia de hoje.

Adaptado do livro ‘Espanta Pardais’ da autora Maria Rosa Colaço, obra incluída no Plano Nacional de Leitura, a peça de teatro, com o mesmo título, contou a história do “espantalho Espanta-Pardais que deseja, unicamente, caminhar na Estrada Larga. Contudo, para chegar lá, ele tem de fazer qualquer coisa de belo e, com a ajuda da sua amiga Maria Primavera, o protagonista embarca numa aventura em busca do seu desejo, aprendendo uma poderosa lição: ajudar sempre os outros sem esperar nada em troca”.

No final de cada sessão foi oferecido a todas as crianças participantes um pequeno lanche e uma lembrança como forma de assinalar a data comemorativa.

O presidente da Câmara, Francisco Alves, assistiu ao evento, fazendo-se acompanhar da vereadora da Educação, Carla Lousada, do presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, e da diretora do Agrupamento de Escolas, Céu Caridade.

O Dia das Criança é reconhecido em várias nações ao redor do mundo para homenagear as crianças, cuja data efetiva de comemoração varia de país para país. O Dia Internacional da Criança a 1 de junho é celebrado em países como Portugal, Angola e Moçambique.
A ONU – Organização das Nações Unidas reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sócrates invoca falta de sorteio eletrónico para afastar juízas de relação

Sócrates invoca falta de sorteio eletrónico para afastar juízas de Relação

Próximo Artigo
Fafe proíbe queimadas até novembro

Fafe proíbe queimadas até novembro

Artigos Relacionados