Seguir o O MINHO

Guimarães

Cerca de 800 professores no Encontro Internacional da Casa das Ciências em Guimarães

em

A Casa das Ciências vai organizar em Guimarães, entre 9 e 11 de julho de 2018, o seu V Encontro Internacional, onde junta 800 professores interessados no ensino das Ciências, incluindo a Matemática e as Tecnologias da Informação, do ensino básico, secundário e superior.

O tema desta 5ª edição, “Ciência, Comunicação, Imagem e Tecnologia”, marca as duas grandes conferências temáticas, dez conferências de especialidade e cinco painéis. A organização adiantou que o certame engloba 80 workshops proporcionados por uma centena de formadores, para “otimizar o ensino das ciências”.

O evento tem a participação de Pedro Salgado, premiado ilustrador científico português, que “vai ajudar a refletir sobre o recurso à imagem, à animação, à simulação digital, aos instrumentos de comunicação, como ferramentas de apoio ao ensino”.

O V Encontro Internacional da Casa das Ciências realiza-se nas instalações das Escolas Secundárias Francisco de Holanda e Martins Sarmento e no Centro Cultural Vila Flor.

O Encontro da Casa das Ciências, um dos maiores eventos realizados em Portugal, junta centenas de professores num espaço de debate, partilha de experiências e promoção de boas práticas contribuindo para a melhoria da qualidade do Ensino das Ciências.

Anúncio

Guimarães

Guimarães com mais escolas no país distinguidas pela reutilização de manuais escolares

Através da plataforma MEGA

em

Foto: Arquivo

Decorreu, esta quinta-feira, 12 de dezembro, na escola Francisco de Holanda, em Guimarães, com a presença da secretária de estado da Educação, Susana Amador, a sessão de entrega de prémios às 20 escolas públicas que mais manuais escolares reutilizaram, anunciou a autarquia.

Integrado na campanha Escola Mega Fixe, este prémio foi criado pelo Governo no sentido de “promover a sustentabilidade económica e sustentabilidade ambiental”, salientou a secretária de Estado, confiante no sucesso desta estratégia.

Guimarães é o concelho com mais escolas distinguidas nesta campanha, com uma taxa de reutilização superior a 77 por cento, tendo sido premiados o Agrupamento de Escolas Virgínia Moura (78,71 por cento), Agrupamento de Escolas das Taipas (78,34 por cento) e Agrupamento de Escolas de Abação (77,7 por cento).

Além do prémio em dinheiro, no valor de dez mil euros, às 20 escolas que mais manuais escolares reutilizaram, foi ainda entregue um selo para distinguir cem escolas que apesar de não chegarem às taxas destas 20 escolas revelaram taxas de reutilização acima dos 60 por cento.

O ranking definido pelo ministério da Educação resulta do cálculo feito a partir do número de manuais que cada escola regista no portal dos manuais, através da plataforma MEGA, onde são feitas as “encomendas”.

A vereadora da Educação da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, mostrou-se “satisfeita” pelo exemplo das escolas vimaranenses na forte adesão à campanha de reutilização de manuais escolares.

“Os resultados apresentados pelas nossas escolas correspondem a uma orientação que tem sido prioritária em Guimarães, assente na área da sustentabilidade ambiental.

Temos exemplos vários com a atribuição do Galardão Eco Escolas e a participação no PEGADAS, um “Programa de Educação e Sensibilização Ambiental para Guimarães” que assenta na estratégia para o concelho ao nível do desenvolvimento sustentável e promoção de políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas”, referiu Adelina Pinto.

Continuar a ler

Guimarães

Desfibrilhador na central de camionagem salva a vida a passageiro em Guimarães

Com cerca de 60 anos

em

Foto: JF Creixomil

Um homem, com cerca de 60 anos, foi salvo esta quinta-feira por populares na sequência de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória dentro de um autocarro da Arriva, que chegava à central de camionagem da cidade.

Segundo dá conta o Guimarães Digital, do Grupo Santiago, o passageiro, residente em Silvares, terá ficado inanimado, cerca das 10:00, ainda dentro do autocarro, levando a que os populares alertassem o motorista.

Esta terá comunicado com a central de camionagem, onde o responsável preparou o desfibrilhador próprio. Chegado ao local, foi o mesmo responsável pela central que efetuou as manobras para reverter a paragem cardíaca do homem, que já não tinha pulso.

Pouco depois chegou o INEM, prolongando as manobras de reanimação, com sucesso.

A vítima, consciente, foi transportada para o Hospital de Guimarães, onde ficou sujeito a internamento.

Continuar a ler

Guimarães

Mulher de 81 anos atropelada no centro de Guimarães

Na Alameda Alfredo Pimenta

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Uma mulher de 81 anos foi vítima de um atropelamento, no centro da cidade de Guimarães, , esta quinta-feira,  disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

O acidente aconteceu na Alameda Dr. Alfredo Pimenta, por volta das 11:00 da manhã. Em resultado, um carro-patrulha da PSP e uma ambulância foram mobilizados para o local.

A vítima foi de imediato transportada para o hospital pelos Bombeiros de Guimarães com ferimentos considerados ligeiros.

Continuar a ler

Populares