Cerca de 74% da eletricidade gerada em março foi de origem renovável

Segundo a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN)
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

Cerca de 74% dos 3.429 GWh (gigawatts-hora) de eletricidade gerada em março em Portugal Continental teve origem renovável, segundo dados da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), hoje divulgados.

“Em Portugal Continental foram gerados 3.429 GWh de eletricidade em março de 2023, dos quais 74,3% tiveram origem renovável”, informou a APREN em comunicado, explicando que “o aumento de 12,3% face a março de 2022 deve-se à diminuição de incorporação fóssil, tendo sido produzidos 668 GWh, face aos 1.557 GWh em março de 2022”.

No acumulado de janeiro a março, o setor eletroprodutor emitiu um total de 0,9 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2eq), sendo que o setor da eletricidade renovável evitou a emissão de 2,7 MtCO2eq e o gasto de 604 e de 374 milhões de euros na importação de gás natural e de eletricidade, respetivamente, indicou a associação.

No mês de março, registou-se um preço médio horário no Mercado Ibérico de Eletricidade (Mibel) em Portugal de 90,1 euros por megawatt-hora (MWh), tendo-se esse valor situado nos 96,7 MWh no acumulado dos primeiros três meses do ano.

De acordo com a APREN, desde 15 de junho de 2022, quando o mecanismo ibérico de limite do preço do gás natural entrou em funcionamento, até 31 de março, o mesmo gerou uma poupança de 34,8 euros/MWh, o que equivaleu a uma redução de 16,7% no preço horário médio no Mibel.

A poupança devido ao limite do preço do gás natural, correspondente à diferença entre o preço sem o mecanismo e o preço com a compensação a pagar às centrais a gás natural, atingiu um valor máximo de 157,2 euros/MWh e um mínimo de 0 euros/MWh.

No total, 148,8 dos 215,8 terawatts-hora (TWh) produzidos foram sujeitos ao mecanismo de ajuste dos consumidores na Península Ibérica.

Os dados da APREN indicam ainda que o Sistema Elétrico Nacional registou, entre janeiro e março, um saldo importador de 1.225 GWh, com exportações de eletricidade de 1.257 GWh e importações de 2.482 GWh.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Governo vai recorrer da decisão do tribunal que anulou extinção da fundação Berardo

Próximo Artigo

Greve ao trabalho suplementar dos inspetores da PJ com adesão "bastante elevada"

Artigos Relacionados
x