Cerca de 70 peregrinos assinalaram 12.º aniversário do albergue de Vila Verde

São Pedro de Goães
Foto: CM Vila Verde

Cerca de 70 pessoas percorreram hoje o troço de um dos caminhos de Santiago que atravessa o concelho de Vila Verde, para assinalar o 12º aniversário do albergue de peregrinos de S. Pedro de Goães, na freguesia de Ribeira do Neiva, foi hoje anunciado.

“É um desafio que faz parte do conjunto de iniciativas que o Município de Vila Verde desenvolve para dar a conhecer e valorizar as potencialidades naturais e paisagísticas, assim como aspetos do património histórico e cultural que identificam o nosso concelho”, apontou a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, citada em comunicado.

Na mesma nota, a autarca salientou a importância do albergue S. Pedro de Goães, que é “uma referência para os peregrinos dos caminhos de Santiago”, representando um argumento adicional para a preferência pelo Caminho de Torres nas viagens de peregrinação para Compostela.

Foto: CM Vila Verde

Os peregrinos partiram do pelourinho da vila de Prado, junto à ponte medieval sobre o rio Cávado, para a caminhada de 12 quilómetros, até Goães, e que juntou ainda os vereadores do Município, Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo.

De acordo com a autarquia, os autarcas das freguesias abrangidas pelo trajeto marcaram igualmente presença na caminhada, que passou ainda pelas localidades de Lage, Moure, Carreiras e Ribeira do Neiva. Os caminheiros tiveram oportunidade para repastos de convívio em Moure e em Goães.

Foto: CM Vila Verde

Ao longo do trajeto, destacaram-se alguns pontos de referência do património histórico e cultural, com a capela de S. Tiago de Francelos em Prado e a Torre de Penegate. Os caminheiros fizeram ainda questão de conhecer a ponte romana de Goães, que integra o troço do Caminho de Torres, que liga as cidades espanholas de Salamanca a Santiago de Compostela, num percurso com 576,9 quilómetros e que passa pelo interior de Portugal.

Para a concretização desta iniciativa, além dos apoios das Juntas de Freguesia, o Município de Vila Verde contou com a colaboração da Associação Confraria de S. Tiago Espaço Jacobeus e da AEJ – Delegação de Prado-Vila Verde.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x