Seguir o O MINHO

Actual

Cerca de 50 utentes de lar em Braga com “febres altas”. Há já um caso positivo de Covid-19

Covid-19

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Cerca de metade dos 100 utentes do Asilo de São José, em Braga, estão com “febres altas” e com sintomalogia típica da infeção do novo coronavírus, apurou O MINHO junto das autoridades de saúde. Bombeiros Voluntários e a VMER de Braga estiveram ontem [sábado] no lar para assistir os idosos.

Lar de Braga confirma utente infetado mas diz que “contraiu no hospital há oito dias”

Nesse dia, uma das utentes do lar acusou positivo para a doença Covid-19 nos testes de despistagem, sendo internada no Hospital de Braga. Ao que apurámos, o marido dessa utente já estaria infetado anteriormente, tendo acusado teste positivo durante a última semana.

Este sábado, uma nonagenária internada noutro lar da cidade acabou por falecer numa unidade hospitalar depois de ter acusado positivo para o novo coronavírus.

Também um homem de 87 anos perdeu a vida, no sábado, enquanto estava internado no UCI do Hospital de Braga.

14 óbitos e 1.600 casos confirmados

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 1.600 casos em Portugal, anunciou, este sábado, a Direção-Geral da Saúde (DGS), mais 320 do que na sexta-feira. Estão confirmados 14 óbitos.

Fonte: DGS

Foram confirmados mais dois óbitos em relação a sábado.

Há 1.152 casos suspeitos que aguardam resultado laboratorial e cinco pacientes dados como curados.

Dos 1.600 confirmados, 169 estão internados enquanto os restantes recuperam em casa.

Fonte: DGS

Existem 41 em estado grave/crítico.

825 casos são no Norte do país, 534 na Grande Lisboa e 180 no Centro. Algarve tem 35 casos confirmados, Açores quatro e Madeira sete. O Alentejo regista cinco casos. Há ainda dez portugueses no estrangeiro com confirmação de infeção.

Mais de 300 mil casos em todo o mundo

Mais de 300.000 casos de infeção pelo novo coronavírus foram registados desde o início da pandemia, segundo uma atualização da contagem realizada pela agência AFP, divulgada hoje, a partir de fontes oficiais.

De acordo com a contagem da agência noticiosa, até às 09:00 de hoje, existiam pelo menos 300.097 pessoas infetadas, das quais 12.895 morreram, em 169 países e territórios.

Na China, onde surgiu a pandemia, foram registados 81.054 casos de infetados, dos quais 3.261 morreram.

Em Itália, o país que é atualmente o mais atacado pela covid-19, foram verificados 53.578 casos de pessoas infetadas, registando 4.825 mortos.

O número de casos de Covid-19 contabilizados pela AFP apenas reflete uma fração real das contaminações, já que um grande número de países apenas realiza o teste de despiste da doença aos casos que necessitem hospitalização.

 

Populares