Seguir o O MINHO

Desporto

Cerca de 3.500 mulheres são esperadas em jogo de futebol no Irão

Fim da proibição imposta em 1979 que negava às mulheres o acesso a jogos de futebol.

em

Foto: DR / Arquivo

Cerca de 3.500 mulheres são esperadas na quinta-feira no jogo entre as seleções do Irão e do Camboja, em Teerão, que vai marcar o fim da proibição imposta em 1979 que negava às mulheres o acesso a jogos de futebol.

A abertura dos estádios a mulheres surge semanas depois de a jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, se ter imolado em frente a um tribunal de Teerão, vindo a falecer, depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo.

A morte de Sahar Khodayari suscitou uma ‘onda’ de protestos nas redes sociais, com várias figuras mediáticas a pedirem à FIFA que banisse o Irão das competições internacionais e que os adeptos não assistissem aos jogos.

Entretanto, uma delegação da FIFA deslocou-se à capital iraniana, onde se encontrou com responsáveis governamentais, e disse ter recebido garantias de que as mulheres seriam autorizadas a entrar nos estádios.

Segundo a agência iraniana de notícias, os bilhetes para o jogo de qualificação para o Mundial2022, a disputar no estádio Azadi, com capacidade para 80.000 espetadores, foram todos vendidos e “está garantida a presença de cerca de 3.500 mulheres”.

Desde 1979, após a revolução islâmica, as mulheres foram proibidas de entrar em estádios, com a justificação oficial de as proteger dos homens.

Anúncio

Futebol

Arsenal perde antes da receção ao Vitória SC

Premier League

em

Foto: DR / Arquivo

O Arsenal, adversário do Vitória Sport Clube (SC) na Liga Europa, perdeu (1-0) no terreno do Sheffield United, em jogo a contar para a primeira liga inglesa.

Os arsenalistas sofreram um golo de Lus Moussett aos 30 minutos de jogo, sendo este já o quarto jogo fora em que os jogadores de Londres não conseguem triunfar (dois empates e duas derrotas).

A tabela classificativa vê agora os comandados de Unay Emery na quinta posição, com 15 pontos, menos dez que o líder, Liverpool

O Vitória desloca-se ao estádio Emirates na próxima quinta-feira, com jogo marcado a partir das 20:00 horas.

Continuar a ler

Futebol

SC Braga sem Fransérgio para Instambul

Convocatória

em

Foto: DR / Arquivo

O médio brasileiro Fransérgio é a grande ausência da lista de convocados de Ricardo Sá Pinto para o jogo da Liga Europa em Instambul, frente ao Besiktas, marcado para esta quinta-feira.

O atleta estará a braços com uma lesão na coxa direita, impossibilitando o contributo para a equipa que busca pela vitória na Turquia.

Também o avançado Hassan é baixa, depois de se ter lesionado no tornozelo esquerdo enquanto disputava uma partida pela seleção nacional do Egito.

Claudemir, Murilo e Xadas são outras três ausências.

Lista de convocados

Guarda-redes: Tiago Sá, Matheus e Eduardo;

Defesas: Esgaio, Bruno Viana, Pablo Santos, Sequeira, Wallace, Diogo Viana e Caju;

Médios: João Novais, Agbo, Palhinha e André Horta;

Avançados: Wilson Eduardo, Rui Fonte, Paulinho, Trincão, Ricardo Horta e Galeno.

Continuar a ler

Futebol

SC Braga: Wilson Eduardo “livre” para assinar por outro clube em janeiro

Mercado de transferências

em

Imagem via VSports

Wilson Eduardo, futebolista do SC Braga, estará com dificuldades na negociação do contrato com o Sporting Clube (SC) de Braga, depois do clube ter negado os valores pedidos para a renovação, adiantou esta terça-feira o jornal A BOLA.

O capitão fica “agente livre” a partir de janeiro de 2020 e poderá assinar por qualquer clube, havendo já alguns emblemas interessados no avançado extremo de 29 anos.

De acordo com a mesma fonte, o jogador já estará em negociações com o clube arsenalista, cujo emblema carrega há quatro temporadas e meia, mas a administração liderada por António Salvador crê que os valores pedidos são “incomportáveis” para o Braga.

O mesmo jornal adianta que, caso não haja acordo de renovação, o jogador poderá ainda ser negociado na janela de transferências de inverno.

Continuar a ler

Populares