Arquivo

Cerca de 22 mil alunos almoçam diariamente nas escolas

Cantinas
Cerca de 22 mil alunos almoçam diariamente nas escolas
Foto: DR / Arquivo

Cerca de 22 mil alunos estão a beneficiar diariamente das refeições oferecidas pelas escolas durante a pandemia de covid-19, anunciou hoje o ministro da Educação.

“Muitas destas crianças têm nesta refeição a única refeição condigna do dia”, afirmou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, durante a audição da comissão parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade estão sem aulas presenciais desde 16 de março, por decisão do Governo como forma de conter a disseminação do novo coronavírus.

No entanto, cerca de 700 estabelecimentos escolares mantiveram-se abertos para receber alunos de pais com profissões essenciais no combate ao covid-19, mas também para manter as refeições aos alunos mais carenciados.

Tiago Brandão Rodrigues lembrou que, inicialmente, as refeições destinavam-se apenas aos alunos mais carenciados – do escalão A do Apoio Social Escolar (ASE) – mas foram entretanto alargadas também aos alunos do escalão B do ASE.

A audição do ministro decorre hoje à tarde no parlamento a pedido do CDS-PP e do Bloco de Esquerda para debater as políticas sobre a conclusão do presente ano letivo e a preparação do próximo ano letivo.

Apenas os alunos do 11. e 12.º anos vão voltar a ter aulas presenciais ainda durante este ano letivo. Todos os restantes vão continuar a ter aulas à distância, como forma de conter a disseminação da covid-19.

Portugal contabiliza 1.074 mortos associados à covid-19 em 25.702 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Segunda fase da cidade desportiva do braga vai custar 26 milhões

Segunda fase da cidade desportiva do Braga vai custar 26 milhões

Próximo Artigo
Tutela recomenda concentração de aulas por cada turma na reabertura das escolas

Tutela recomenda concentração de aulas por cada turma na reabertura das escolas

Artigos Relacionados