Seguir o O MINHO

Guimarães

Centro Histórico de Guimarães: Há 18 anos Património Cultural da UNESCO

Atividades nos dias 13 e 14 de dezembro

em

Foto Divulgação / CM Guimarães

A celebração do 18.º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Guimarães na Lista do Património Cultural da UNESCO assinala-se com atividades nos dias 13 e 14 de dezembro, anunciou, esta terça-feira, a autarquia.


Na sexta-feira, o Património Cultural Imaterial volta a estar em destaque no encontro ‘Em Concreto’, a decorrer na Casa da Memória de Guimarães (09:30 às 18:00), sendo possível consultar o programa através do portal da Casa Memória.

A Oficina e o Centro em Rede de Investigação em Antropologia da Universidade do Minho voltam a associar-se ao evento.

Tal como nas duas edições anteriores, o objetivo passa por trabalhar a partir de experiências de terreno. Desta feita, o tema é o artesanato, que, refere a autarquia, “se encontra numa altura de grandes incertezas”. Na mesma ocasião, será lançado o 13.º volume da revista de estudos em património cultural, Veduta.

Às 17:00 realiza-se uma sessão oficial no salão nobre da câmara, seguindo-se o concerto de António Victorino d’Almeida (piano) e Ana Maria Pinto (soprano) na Igreja de Santo António dos Capuchos, com início às 18:30.

Da música ao desporto, mais à noite, terá lugar mais uma edição da “Corrida pelo Património”, numa organização da Câmara de Guimarães e o movimento “Guimarães Corre Corre”.

O evento percorrerá vários monumentos emblemáticos da cidade, a partir das 21:30, sem características competitivas e aberto à participação de todas as pessoas.

No sábado, 14 de dezembro, decorre a inauguração da intervenção urbana “As paragens onde o tempo habita”, às 15:00, no âmbito da Bienal de Ilustração de Guimarães.

Segue-se uma visita à exposição “Prémio Nacional BIG 2019”, no Palácio de Vila Flor, orientada por Tiago Manuel, e uma visita em autocarro às paragens intervencionadas.

O programa desta edição ‘Em Concreto’ tem apresentação de Jean-Yves Durand (CRIA-UMinho) e Catarina Pereira (A Oficina – Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães) e conta com a participação de Ana Pires, Graça Ramos (Associação Portugal à Mão), João Ribeiro da Silva (DRCN – Direção Regional de Cultura do Norte), Bebiana Pereira, Rosa Azevedo, Vera Alves, Ana Saramago (Hardcore Fofo), Conceição Rios, Cristina Vilarinho e Alberto Azevedo (Projecto A2), Rita Ruivo (Bordar em Português), Susana Calado Martins e Marco António Santo (Barroca – produtos culturais e turísticos).

Anúncio

Guimarães

Jovem de 17 anos molestada sexualmente na via pública em Guimarães

Assédio sexual

em

Foto: DR

Uma jovem mulher de 17 anos alega ter sido molestada na via pública, em Guimarães, na tarde de ontem, segunda-feira.

De acordo com o Guimarães Digital, do Grupo Santiago, a vítima diz ter sido molestada sexualmente no centro da cidade, por volta das 15 horas.

O homem, desconhecido, terá encetado fuga depois do ataque sexual.

A jovem apresentou queixa na esquadra da PSP de Guimarães, que está a investigar a ocorrência.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães: José Neves doa dois terços da fortuna para causas sociais

Economia

em

Foto: DR

O empresário José Neves, de Guimarães, anunciou hoje que irá doar dois terços da fortuna ao movimento Giving Pledge, fundado por Bill Gates e Warren Buffett, de forma a ajudar as principais causas sociais em todo o mundo.

De acordo com o jornal Público, o CEO da Farfetch é o primeiro português a aderir a este movimento.

“Fui aceite pela Giving Pledge, que é a iniciativa de Bill e Melinda Gates e de Warren Buffett para filantropos que prometeram doar mais de 50% da sua fortuna. No meu caso, foi dois terços”, disse esta quarta-feira o empreendedor aos jornalistas, no Porto, antes de apresentar um dos projetos-piloto de uma fundação que criou.

Neves declara que a adesão ao movimento solidário global passa por um “gesto de gratidão” e “um sentimento de dever, de missão”.

“Quando sentimos um dever, sem uma carga moral associada, um dever fazer, porque é o que tem de ser feito, chega o momento de começar a partilhar”, disse, classificando o movimento como “uma rede fantástica”.

O movimento fundado pelo casal Gates reune duas vezes por ano para “ouvir especialistas e trocar ideias” no que toca à filantropia.

Em 2019, a edição portuguesa da revista Forbes classificou o vimaranense como o quarto homem mais rico do país.

O empresário, que também tem residência em Londres e tem a Farfetch como o seu principal ativo, tem uma fortuna estimada em 1010 milhões de euros.

Vimaranense José Neves é o quarto mais rico de Portugal

Segundo a revista, a maioria dos milionários nasceu rico ou herdou uma fortuna. O vimaranense está na categoria dos que construíram a partir do zero.

Na primeira posição estava Maria Fernanda Amorim, com uma fortuna de 4,1 mil milhões de euros. Alexandre Soares e Vítor da Silva Ribeiro completavam o pódio.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães com descontos em 50 atividades e locais no próximo fim de semana

Turismo

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

Sob o tema “Turismo e desenvolvimento rural”, Guimarães assinala o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) durante o próximo fim de semana (26 e 27), contando com um programa com mais de 50 ofertas e descontos.

Entre as diversas ofertas, a cidade conta com a colaboração de Museus, Equipamentos, Termas, Irmandades da Penha e S. Torcato, Laboratório da Paisagem, Empresas de Animação Turística e Alojamentos para realizar os descontos.

O programa contempla visitas ao ar livre como Centro Histórico, Couros, Penha, Citânia, entre outros, e ainda a visita à Basílica de S. Torcato e aos museus com descontos e oferta de vouchers.

É possível ainda ter experiências com descontos na Taipas Termal, Centro de Ciência Viva ou Teleférico. No âmbito da Gastronomia e Enoturismo está previsto a iniciativa “Um dia com…o chef Michelin”, descontos em restaurantes, provas de doces, provas de vinhos e visitas às quintas vinícolas.

Em comunicado, a autarquia diz tratar-se de “um vasto programa que contempla gratuitidades e descontos especiais em atividades, gastronomia e vinhos, experiências e alojamentos.

O programa das iniciativas estará disponível online e na Loja de Turismo.

Continuar a ler

Populares