No ano em que celebra 18 anos de vida, o Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), um centro de interface tecnológico situado no campus da UMINHO em Guimarães, recebe um financiamento da União Europeia de mais de 500 mil euros, foi hoje anunciado.
O objetivo principal do projeto denominado CVR.TechRe4C é reforçar a capacidade laboratorial e de investigação aplicada do CVR, dotando-o com equipamentos técnico-científicos tecnologicamente avançados e adaptando as suas infraestruturas.
Em comunicado, aquele centro diz querer aumentar o número de serviços prestados e melhorar, “ainda mais”, a resposta das valências atualmente oferecidas.
“Estes investimentos assumem-se fundamentais para capacitar a entidade nas seguintes áreas de atuação: tecnologias de valorização material, energética e biológica; ecoeficiência e sustentabilidade de recursos e materiais; digitalização e indústria 4.0 e economia circular”, refere a entidade.
Ao reforçar estas áreas, o projeto CVR.TechRe4C “fomenta a realização de investigação aplicada e desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas e instituições que desenvolvem atividades e culminam no desenvolvimento de produtos e serviços com importantes mais-valias para o mercado e ambiente”.
“De igual modo, existirá uma afirmação e promoção da inovação regional, à escala nacional e internacional, bem como para a consolidação das atividades de investigação na região Norte de Portugal”, diz a nota.
O CVR.TechRe4C é financiado pela União Europeia através do Portugal 2020 e no âmbito do Norte 2020. Do montante total elegível de 644.861,12 euros, 548.131,95 são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Sobre o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos
O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, com 18 anos de existência, é um Centro de Interface Tecnológico localizado em Guimarães, no Campus da Universidade do Minho. Conta no seu edifício sede com 2000m 2 de espaços laboratoriais e dedica-se à investigação, análise científica e aplicação de soluções reais na área da prevenção e valorização de resíduos. Com 85 associados maioritariamente da indústria, o CVR organiza bienalmente a conferência científica internacional “WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities”, por onde passaram mais de 1200 participantes de 45 países nas suas 5 edições. Desde a sua génese, o CVR esteve envolvido em mais de 120 projetos de I&D aplicada, a que correspondeu um volume de financiamento de cerca de 5,2 milhões de euros.