Seguir o O MINHO

Braga

Centro de vacinação de Braga passa para o Centro Comercial Via Nova a partir do dia 10

Covid-19

em

Foto: O MINHO / Arquivo

O centro de vacinação de Braga vai passar a funcionar no Centro Comercial Via Nova, em Ferreiros, a partir do próximo dia 10 de dezembro, anunciou hoje o presidente da Câmara.

Numa nota partilhada na sua página de Facebook, Ricardo Rio critica a atuação do Governo a quem diz caber a responsabilidade de zelar pelo bom funcionamento do processo de vacinação.

Recorde-se que, como O MINHO noticiou, desde que mudou para umas instalações mais pequenas no Altice Forum, têm sido muitas as queixas de esperas e “falta de espaço”, levando a que não seja cumprida a distância de segurança entre utentes.

Na mensagem publicada no Facebook, o autarca de Braga questiona: “Se faltarem meios num hospital, se faltarem policias num território, se faltarem professores numa escola, alguém pede às Câmaras Municipais para contratarem? Obviamente que não. E ainda bem que assim acontece porque é sinal de que os cidadãos têm clara consciência de quem tem a tutela pela gestão desses serviços públicos”.

Depois, salienta “o voluntarismo e sentido de compromisso para com as suas populações de todos os autarcas” durante a pandemia que os expôs “a uma circunstância diversa”. E assinala: “De tantas vezes nos substituirmos à manifesta insuficiência do Ministério da Saúde e de outras áreas da governação central, as Câmaras Municipais são muitas vezes sujeitas a críticas que deveriam ter como destinatário exclusivo o Governo de Portugal”.

E dá como exemplo os centros de vacinação espalhados pelo país: “Em Braga, como em muitos outros sítios, foram as Câmaras que disponibilizaram os espaços e adaptaram as instalações, que afetaram recursos humanos próprios e que contrataram enfermeiros para acelerar o processo de vacinação”.

“Quando, por força da retoma das atividades nos espaços em causa se tiveram que encontrar soluções alternativas, a falha das condições foi culpa das Câmaras e não de quem gere o processo de vacinação”, critica.

“Em Braga, depois de termos investido mais de 800.000€ ao longo do último ano no apoio ao processo de vacinação, vai ser novamente a autarquia (em parceria com o Leclerc Braga) a disponibilizar, adaptar e apoiar o funcionamento do novo espaço no Centro Comercial Via Nova, em Ferreiros, a partir do próximo dia 10 de dezembro. Mais do que aproveitar as condições infraestruturais, cabe aos cidadãos participarem ativamente no processo de vacinação”, conclui Ricardo Rio.

Atualmente, o centro está a administrar cerca de 1.800 vacinas (covid-19 e gripe) a mais de 1.200 pessoas por dia.

Populares