Centro de Saúde de Famalicão vai entrar em obras e funcionará temporariamente em antiga fábrica

Autarquia vai criar parque de estacionamento para 60 carros
Foto: CM Famalicão

O Município de Famalicão vai avançar com a requalificação do edifício da Unidade de Saúde Familiar (USF) Urbana, situado na Avenida 25 de Abril, num investimento superior a três milhões de euros, foi hoje anunciada

A abertura do concurso público para a concretização da empreitada foi aprovada na reunião do executivo camarário desta quinta-feira, dia 21 de novembro.

A construção do atual Centro de Saúde de Famalicão remonta ao inicio da década de 90, pelo que a obra agora apresentada permitirá “ajustar o edifício às novas exigências programáticas e funcionais, criando novos espaços e funcionalidades”.

Em comunicado, a autarquia refere que a empreitada prevê a intervenção nos dois pisos, com a melhoria das condições infraestruturais e a adaptação do edifício aos atuais padrões energéticos.

“São investimentos importantes que nos vão permitir melhorar as instalações e, por consequência, o atendimento e a prestação de cuidados de saúde à população”, realçou o presidente da Câmara de Famalicão Mário Passos.

O edil lembrou ainda que a autarquia está já a preparar as instalações provisórias onde funcionarão todos os serviços desta USF durante o período das obras, na antiga fábrica da Boa Reguladora.

“Estamos a acautelar a transferência e a preparar tudo para que os profissionais da USF possam continuar a desenvolver o seu trabalho e para que nada falte na prestação de cuidados aos utentes”, referiu o edil, adiantando que estes trabalhos preparatórios já representam um investimento municipal na ordem dos 700 mil euros.

Mário Passos referiu ainda que a autarquia vai aproveitar a intervenção na USF para criar um novo parque de estacionamento com cerca de 60 lugares, resolvendo “um problema que é estrutural naquele local”.

Recorde-se que o município assumiu a 01 de janeiro competências de gestão, manutenção e conservação de equipamentos afetos aos cuidados de saúde primários.

A obra na USF Urbana resulta de uma candidatura a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados