O centro de rastreios de covid-19 de Valença começou a funcionar hoje nos espaços envolventes à Antiga Alfândega.
- Anúncio -
Em nota de imprensa, a autarquia esclarece que o centro tem capacidade para realizar até 30 testes por dia e os procedimentos a serem seguidos.
Os testes serão apenas realizados mediante a apresentação da prescrição do médica do Serviço Nacional de Saúde (médico de família do Centro de Saúde local), sendo gratuito para o utente, ou através de requisição médica de instituição de saúde privada, que, nestes casos, terá custos para o utente, ou seja, não tem qualquer comparticipação do SNS.
Os doentes são agendados mediante a receção de um SMS com a hora para comparecerem no centro e deslocam-se seguindo as indicações dos técnicos de saúde. Os resultados do teste, após análise, são enviados diretamente ao doente, ao médico e às autoridades de saúde pública.
O centro de rastreios funciona às terças e quintas-feiras, das 9h às 13h e das 14h às 16h.
Trata-se de uma iniciativa da ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho e da Câmara Municipal de Valença.
O presidente da Câmara de Valença, Manuel Rodrigues Lopes, considera que “este centro pretende dar uma resposta de proximidade a Valença e ao Vale do Minho na realização de testes diagnósticos, tão importantes nesta altura para estancar a proliferação desta pandemia”.