O centro de vacinação contra a covid-19 de Braga fechou portas no início desta semana depois de 368.963 doses administradas ao longo dos últimos dois anos, adiantou a O MINHO a enfermeira responsável.
A 23 de fevereiro de 2021, cerca de um ano depois de terem sido registados os primeiros casos mortais de covid-19 na Europa, abria o centro de vacinação de Braga, temporariamente instalado no Altice Fórum.
Em apenas oito semanas foram vacinados 20 mil utentes idosos e doentes crónicos do concelho de Braga, nascendo uma nova esperança numa altura em que as mortes diárias em Portugal não abrandavam.
Em 10 de dezembro de 2021, instalou-se definitivamente no pavilhão do E.Leclerc, em Ferreiros, encerrando a 02 de maio de 2023.
Segundo Céu Ameixinha, cerca de 87% do universo de utentes dos centros de saúde do concelho de Braga foram inoculados contra a doença que parou o mundo durante alguns meses e condicionou a vida dos habitantes do planeta durante cerca de ano e meio.
Em termos de doses de reforço, a adesão foi de 80% acima dos 80 anos, e 60% entre os 65 e os 79 anos. Abaixo dos 49 anos apenas 10% da população recebeu dose de reforço.
“Muito orgulho e satisfação em todo o trabalho realizado. Vencemos a pandemia minorizando os seus riscos, vacinando o máximo por dia”, considerou a responsável em declarações a O MINHO.
Sempre bastante afetuosa, como bem sabe a população de Braga, Céu Ameixinha destaca uma “gratidão eterna a toda a equipa e a todos que fizeram de Braga o ‘top-1’ da vacinação, como disse o senhor.Almirante Gouveia e Melo na sua visita ao centro de vacinação”.
Agradeceu também “à Comunicação Social por toda a ajuda que foi crucial na ponte com a adesão à vacinação da população”.