Centenas de alunos de Monção plantam 3 mil árvores nos locais afetados por incêndios de 2017

Mais de 3.550 hectares de área ardida
Centenas de alunos de monção plantam 3 mil árvores nos locais afetados por incêndios de 2017

Cerca de 860 alunos e 96 professores e auxiliares do ensino público, privado e profissional de Monção vão plantar, na próxima semana, três mil árvores autóctones em quatro freguesias do município afetadas pelos incêndios de 2017.

Em comunicado, o município do distrito de Viana do Castelo adiantou que a ação de reflorestar vai decorrer em quatro freguesias, entre 02 e 06 de dezembro, nos lugares “fustigados” pelos incêndios de outubro de 2017.

Longos Vales, Merufe, Barbeita e Bela foram das freguesias mais atingidas pelos fogos em 2017. No total arderam mais de 3.550 hectares.

Em 2017, as chamas começaram já a noite do dia 14 de outubro tinha começado a cair. O fogo deflagrou nas freguesias de Longos Vales e Merufe. Quando chegou à aldeia de Bela saltou o rio Minho e atingiu a Galiza.

O incêndio foi dado como extinto no dia 16, mas deixou um rasto de destruição em várias das 24 freguesias de Monção.

Na nota hoje enviada à imprensa, a autarquia liderada pelo social-democrata António Barbosa explicou que a campanha de reflorestação está inserida no projeto Eco-Escolas.

A ação terá início na segunda-feira, com as crianças do pré-escolar, terminando na sexta-feira, com os alunos do primeiro e segundo ciclos do Colégio do Minho.

As “espécies arbóreas florestais a plantar são o carvalho alvarinho, o carvalho negral, o castanheiro, a cerejeira brava, a faia, o medronheiro, a nogueira, o sobreiro e o pinheiro bravo”.

A iniciativa vai realizar-se ao abrigo do projeto “Terra de Esperança”, cuja entidade promotora é a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), tendo como parceiros a Fundação GALP e a Câmara Municipal de Monção.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Nome de zé natário atribuído a pavilhão onde joga a juventude de viana, clube que ajudou a fundar

Nome de Zé Natário atribuído a pavilhão onde joga a Juventude de Viana, clube que ajudou a fundar

Próximo Artigo
Detido com quase um quilo de canábis para autoconsumo em amares

Detido com quase um quilo de canábis para autoconsumo em Amares

Artigos Relacionados