Seguir o O MINHO

Futebol

Centenas de adeptos do Braga em festa à porta da Câmara. “Só falta o campeonato”

Vencedores da Taça de Portugal

em

Foto: SC Braga

Centenas de adeptos do SC Braga juntaram-se nos acessos da Praça do Município, para comemorar, com a equipa, a conquista da Taça de Portugal, apesar dos avisos da PSP para que não acorressem àquele local, tendo em conta a situação pandémica e o facto de a cerimónia de homenagem aos ‘Gverreiros do Minho’ ser reservada.

Bruno Marques, sócio 742, ‘braguista’ há 45 anos, festeja a conquista da Taça de Portugal nas imediações da praça do município: “É um sentimento indescritível. Foi dado um passo decisivo para, em curto prazo, conquistarmos o ambicionado título da primeira liga”.

Bruno Marques, sócio 742. Foto: Tomás Guerreiro / O MINHO

Os adeptos não poupam elogios ao treinador e ao presidente reeleito. “O Carvalhal é fantástico, é um homem da terra, sente o clube como ninguém, desde a sua infância. O presidente, votei nele, tem feito um trabalho extraordinário e é preciso dar continuidade”, acrescenta Bruno Marques.

“Só falta o campeonato”

A família Rocha encosta-se às grades, para ver os ‘Gverreiros do Minho’. Avô, mãe e netos vestem-se a rigor, para celebrar a conquista da Taça de Portugal. Vânia, a mãe da família, justificou as faltas escolares dos três filhos, porque “não é todos os dias que o Braga ganha a Taça”. “Aceitava, mas ficava triste se fossem benfiquistas”, comenta Manuel Rocha, o patriarca da família, que educou a “tribo”, para apoiar o clube da cidade.

Foto: Tomás Guerreiro / O MINHO

“A covid-19 estragou um pouco a festa, mas mesmo assim continua a ser mágico”, conta Ivan Rocha, com 18 anos, que comemora pela 2ª vez a Taça de Portugal. “O Castro e o Ricardo Horta são os meus ídolos, mas precisamos de melhorar a defesa, comprar um defesa central para a próxima época seria bom”, aconselha Ivan, para a janela de transferências.

Foto: SC Braga

“O Eduardo é o maior, vive o Braga como nós. O Carvalhal é um grande homem, está a fazer um excelente trabalho. O Salvador é o melhor presidente que o Braga poderia eleger”, remata a família em uníssono, enquanto recupera fôlego, para bater o penálti, “só falta a conquista do campeonato”.

Eduardo: “Não podia estar mais feliz”

Eduardo Carvalho, ex-guarda-redes do SCB, que durante o jogo da final encostou o peito a um jogador do SLB, afirma que “foi um gesto irrefletido, a conquista da Taça de Portugal é o mais importante”. À saída do autocarro que transportava os jogadores e equipa técnica do clube, do largo do município, os adeptos acenderam tochas e entoaram cânticos de “vitória”.

Foto: SC Braga

Foto: SC Braga

Foto: SC Braga

Foto: SC Braga

Foto: SC Braga

Foto: SC Braga

Eduardo Carvalho afirma, à saída da Câmara Municipal de Braga, em exclusivo a O MINHO: “Não podia estar mais feliz, foi uma vitória merecida por todos. O gesto, de ontem, foi emotivo, foi um gesto irrefletido, na defesa de um colega, mas o que interessa é a vitória da equipa. A Taça é o mais importante”.

Carlos Carvalhal: “Cumpri um sonho de menino”

O SC Braga conquistou a sua terceira Taça de Portugal em futebol, no domingo, após vencer na final o Benfica por 2-0.

Populares