Foi uma autêntica correria à Torta de Viana. Esta tarde, entre as 16:00 e as 18:00 horas, no Jardim Público daquela cidade do Alto Minho, junto à Estátua de Viana, foi promovida a iniciativa “Venha à Torta de Viana”, para degustação do doce típico vianense que foi recentemente certificado.
As fatias de torta eram oferecidas por 12 pastelarias de Viana do Castelo, que confecionaram dezenas de exemplares daquele bolo típico da “Princesa do Lima”. E nem os funcionários da Câmara que recolhem os resíduos urbanos perderam a oportunidade de ‘adoçar o bico’.
Esta iniciativa marcou o arranque do programa “Páscoa Doce”, com a Praça da República decorada com a temática da Páscoa.
O programa é organizado pela Câmara, Associação Empresarial de Viana do Castelo e Diocese de Viana do Castelo, e “visa dinamizar a cidade e o concelho neste período”.
A Câmara de Viana do Castelo garantiu a certificação da “Torta de Viana”, no passado mês de outubro, num processo que teve como objetivos preservar e promover este doce e a receita deste produto tradicional, gerando confiança no consumidor.
A “Torta de Viana – Receita Tradicional de Viana do Castelo” é também, agora, uma marca nacional registada pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, sendo o Município de Viana do Castelo a entidade detentora da marca.