Arquivo

Centenária Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia regressa a Viana sem restrições

Só com artesãos locais
Centenária feira de artesanato da romaria d’agonia regressa a viana sem restrições

A centenária Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, que assinala 105 anos da sua primeira edição, regressa ao Jardim Público da cidade, entre 06 e 21 de agosto, sem restrições e pelo segundo ano consecutivo dedicada aos artesãos locais, foi hoje anunciado.

As inscrições arrancam hoje através do site oficial (aqui). Pelo segundo ano, a feira destina-se exclusivamente a artesãos do concelho e deixará de ter restrições do ano anterior, mantendo-se apenas os únicos e distintos pontos para entrada e saída do recinto, cujo acesso é gratuito, promover a deslocação em circuito de todos os visitantes da feira, mantendo condições de segurança sanitária.

“Foi muito importante a aposta que fizemos em 2021 nos artesãos do concelho e decidimos mantê-la este ano. É uma feira de artesanato de Viana do Castelo, feita pelos artesãos de Viana do Castelo, para mostrar o que de melhor produzimos”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia, citado em comunicado enviado a O MINHO.

De acordo com o regulamento da feira, esta volta a realizar-se no Jardim Público, promovida pela VianaFestas e pela Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia.

As inscrições dos artesãos, de caráter obrigatório, decorrem de 09 de junho até 03 de julho.

“Não teremos restrições como em 2021, impostas na altura devido à pandemia de covid19. Mas naturalmente estaremos sempre atentos à evolução da situação epidemiológica e disponíveis para fazer qualquer acerto na organização da feira que seja necessário”, garante António Cruz.

A feira deste ano volta a ter a particularidade, tal como em 2021, de ser destinada à exposição de trabalhos de artesãos exclusivamente do concelho de Viana do Castelo e obriga a que todos os artigos expostos apresentem “no mínimo 50% de trabalho artesanal/manual” no seu produto final.

Centenária feira de artesanato da romaria d’agonia regressa a viana sem restrições
Foto: DR

Durante a feira, para garantir a autenticidade dos produtos, em termos de bordados, só será permitida a exposição e comercialização de peças feitas manualmente, enquanto na filigrana apenas a utilização de peças certificadas como tal, em metal precioso ou não precioso, e todas as imitações de filigrana serão excluídas.

Em 2022, a feira vai decorrer de 06 a 16 de agosto das 16:00 às 23:00, passando de 17 a 21 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00.

A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.

A sua abertura, em pleno centro de cidade, antecede, como habitualmente, o arranque da Romaria, que este ano volta a ser totalmente ao vivo, depois de dois anos de fortes restrições impostas para conter a pandemia de covid-19.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Guimarães assina compromisso "zero resíduos"

Guimarães assina compromisso "Zero Resíduos"

Próximo Artigo
Rapper norte-americano snoop dog partilha vídeo de marcelo a cumprimentar jovens

Rapper norte-americano Snoop Dog partilha vídeo de Marcelo a cumprimentar jovens

Artigos Relacionados