Celorico de Basto viaja até à época medieval

Feira medieval de Celorico de Basto, 2022. Foto: CM Celorico de Basto

A Feira Medieval de Celorico de Basto, que se realiza no fim de semana junto ao castelo românico de Arnoia, vai proporcionar aos visitantes meia centena de atividades, informou hoje município.

“Tendencialmente, os visitantes sentem-se parte integrante desta iniciativa e caracterizam-se à época, com indumentárias próprias, contribuindo para uma verdadeira viagem no tempo até à época medieval”, avançou à Lusa fonte da autarquia.

A recriação do ambiente medieval anterior à nacionalidade acontecerá, em diferentes momentos, a partir de hoje, prolongando-se até domingo, no castelo e na “villa” de Basto, antiga sede do concelho.

A abertura está agendada para hoje, às 20:30, com a bênção do mercado, no sopé do castelo.

O programa inclui a encenação de eventos históricos, com dezenas de figurantes, relacionados com aquele monumento classificado, incluindo um cortejo, animação de rua, espetáculos com fogo, música e venda de produtos.

O evento é organizado pela Câmara de Celorico de Basto e pelas juntas das freguesias de Arnoia, Moreira do Castelo e Carvalho.

O Castelo de Arnoia, também conhecido como castelo dos Mouros, é monumento nacional e remonta ao período anterior à nacionalidade, no século X. Trata-se do único monumento do género incluído na Rota do Românico do Tâmega e Sousa, situando-se numa elevação voltada para o rio Tâmega, junto à antiga sede do concelho.

No casco urbano, de ruas estreitas e sinuosas, prevalece um edificado medieval (casa da câmara, pelourinho e cadeia) e um centro interpretativo.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x