Seguir o O MINHO

Ave

Celorico de Basto constrói três campos de reprodução do coelho bravo

Para repovoar zona de caça municipal

em

Foto: Divulgação / CM Celorico de Basto

A Câmara de Celorico de Basto construiu três campos de reprodução do coelho bravo para repovoar a zona de caça municipal, foi hoje anunciado. Em comunicado, a autarquia refere que dois dos campos ficam localizados na União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe e o outro campo na União de Freguesias de Canedo de Basto e Corgo.

“Estes campos de reprodução foram feitos à semelhança do habitat natural dos coelhos bravos, onde será assegurada a alimentação adequada, as melhores condições de salubridade e condições de reprodução, assegurando a proliferação desta espécie. Os mesmos serão libertados na Zonas de Caça Municipal com o intuito de repovoar e por consequência permitir melhores condições para a prática da caça e uma maior preservação da fauna existente”, aponta Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara de Celorico de Basto, citado no comunicado.

A autarquia realça que foi efetuada uma melhoria na sinalização venatória, em toda a Zona de Caça Municipal, permitindo uma fácil identificação da mesma, por todos os caçadores.

Foram criados três campos de reprodução com sementeiras de centeio, trigo, aveia e azevém e dois abrigos artificiais em cada campo garantindo o abrigo e as condições de reprodução da espécie cinegética.

“Estas medidas irão permitir o repovoamento do coelho bravo na Zona de Caça Municipal”, salienta a autarquia.

Estas intervenções contaram com um investimento global de 73.752 euros, sendo que 27.077 euros foram financiados pelo PDR 2020, na medida 8.2.1 – gestão de recursos cinegéticos, tendo o município celoricense suportado o restante valor no total de 46.674 euros.

Populares