Seguir o O MINHO

Ave

“Celorico de Basto Capital das Camélias” já é marca registada

em

A expressão “Celorico de Basto Capital das Camélias” foi registada como marca nacional, anunciou hoje a autarquia local.

Segundo um comunicado do município da região do Tâmega e Sousa, trata-se de “um título que valoriza o património natural existente no concelho”.

O pedido de registo da marca foi apresentado, em abril, ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, tendo sido agora aprovado, informa ainda a autarquia.

Em reação ao reconhecimento do novo estatuto, o presidente da Câmara, Joaquim Mota e Silva, comentou:

“Tornamos o nosso destino, Celorico de Basto, uma marca registada no que respeita às camélias, uma marca que nos impulsionará na consolidação de projetos e objetivos que visam a valorização deste património natural que nos enobrece e que nos identifica”.

O autarca recordou que, ao longo dos anos, a Câmara Municipal “tem vindo a incutir nos celoricenses o gosto pelas camélias e são poucos os que não têm uma cameleira no seu jardim”.

“Temos casas senhoriais e brasonadas com jardins meticulosamente ornamentados com camélias de vários tipos, que se tornaram roteiro de visita obrigatória para quem nos visita, e estamos no caminho certo para reforçar esta planta e o concelho como uma referência nacional”, acrescentou o presidente.

Há vários anos que, no terceiro fim de semana de março, se realiza, naquela vila, a Festa Internacional das Camélias, certame que conta com o envolvimento da população, associações e escolas do concelho.

Além das exposições de camélias, os visitantes podem visitar os inúmeros jardins, a maioria em casas brasonadas espalhadas pelo concelho, ornamentados com cameleiras, algumas das quais centenárias.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Celorico de Basto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares