“Celorico de Basto Capital das Camélias” já é marca registada

“celorico de basto capital das camélias” já é marca registada

A expressão “Celorico de Basto Capital das Camélias” foi registada como marca nacional, anunciou hoje a autarquia local.

Segundo um comunicado do município da região do Tâmega e Sousa, trata-se de “um título que valoriza o património natural existente no concelho”.

O pedido de registo da marca foi apresentado, em abril, ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, tendo sido agora aprovado, informa ainda a autarquia.

Em reação ao reconhecimento do novo estatuto, o presidente da Câmara, Joaquim Mota e Silva, comentou:

“Tornamos o nosso destino, Celorico de Basto, uma marca registada no que respeita às camélias, uma marca que nos impulsionará na consolidação de projetos e objetivos que visam a valorização deste património natural que nos enobrece e que nos identifica”.

O autarca recordou que, ao longo dos anos, a Câmara Municipal “tem vindo a incutir nos celoricenses o gosto pelas camélias e são poucos os que não têm uma cameleira no seu jardim”.

“Temos casas senhoriais e brasonadas com jardins meticulosamente ornamentados com camélias de vários tipos, que se tornaram roteiro de visita obrigatória para quem nos visita, e estamos no caminho certo para reforçar esta planta e o concelho como uma referência nacional”, acrescentou o presidente.

Há vários anos que, no terceiro fim de semana de março, se realiza, naquela vila, a Festa Internacional das Camélias, certame que conta com o envolvimento da população, associações e escolas do concelho.

Além das exposições de camélias, os visitantes podem visitar os inúmeros jardins, a maioria em casas brasonadas espalhadas pelo concelho, ornamentados com cameleiras, algumas das quais centenárias.

Logo facebook Fique a par das Notícias de Celorico de Basto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Prisão preventiva para septuagenário que baleou vizinho em rixa em guimarães

Prisão preventiva para septuagenário que baleou vizinho em rixa em Guimarães

Próximo Artigo
Atenção. Esta noite muda a hora

Atenção. Esta noite muda a hora

Artigos Relacionados