Seguir o O MINHO

Braga

CDU/Braga quer respostas para falta de condições na escola básica da Aveleda

Eleições autárquicas 2021

em

Foto: DR

A candidatura da CDU em Braga reuniu-se hoje com a direção da Associação de Pais da Escola Básica da Aveleda. A vereadora da CDU e candidata à Câmara Municipal, Bárbara Barros, ouviu as principais preocupações dos pais no que respeita à falta de condições desta escola.

E, diz o seu Gabinete de Comunicação, que, a autarca concluiu que, desde a requalificação que foi feita à antiga escola básica da Aveleda, há cerca de 10 anos, que começaram a surgir problemas de climatização no edifício. “Nos meses mais quentes, as salas de aula não oferecem condições para estarem ali as crianças”, avançou Bruno Rodrigues, presidente da Associação de Pais.

As janelas do edifício, apenas basculantes na parte superior, privilegiam a entrada de luz sem assegurar a necessária circulação de ar. Esta opção construtiva resulta em temperaturas que se tornam, nas horas de maior calor, insuportáveis para o normal funcionamento das aulas.

Ao mesmo tempo, – acrescenta – “o edifício do Jardim de Infância da mesma escola sofre de infiltrações em dias de chuva. Para Bárbara Barros, “é urgente que a Câmara Municipal dê resposta a estes problemas”, acrescentando que “parece-nos evidente que a prioridade do município deve ser garantir qualidade na educação, e a falta de condições materiais desta escola põe em causa este princípio em toda a linha”.

A vereadora comunista promete levar este assunto à próxima reunião do executivo municipal, na próxima segunda-feira, adiantando que “interpelaremos a maioria PSD/CDS/PPM sobre a falta de resposta para a climatização do edifício da escola básica e a substituição do telhado do jardim-de-infância, responsabilidade sua e que não pode continuar a ignorar”. “Em causa está, desde logo, a saúde das crianças do JI da Aveleda, bem como as condições de aprendizagem dos alunos da EB1”, acrescenta.

Populares