Seguir o O MINHO

Braga

Católica de Braga cria pós-graduação em Educação para o Empreendedorismo

em

A criação de uma pós-graduação em Educação para o Empreendedorismo ocorre “num momento oportuno” e será uma “ferramenta importante para o ecossistema empresarial bracarense”. A ideia foi defendida por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do novo curso da Universidade Católica Portuguesa, que decorreu esta quinta-feira, em Braga.

Num “momento em que a sociedade enfrenta novos desafios”, o autarca lembrou que o empreendedorismo é “compatível com todas as áreas de atividade, devendo ser cultivado e educado para que todos possam ser agentes de mudança”.

Referindo-se à vertente económica do empreendedorismo, Ricardo Rio lembrou que a cidade de Braga “merece uma atenção especial porque tem sabido traduzir a capacidade empreendedora da sociedade, não apenas através do capital humano que todos os anos sai das suas universidades, mas também através das estruturas de apoio aos novos empreendedores que dão respostas concretas às suas necessidades”.

Nesse sentido, a Startup Braga tem desempenhado “um papel fundamental”, sendo hoje um dos “principais exemplos de sucesso nacional e internacional, no apoio aos jovens empreendedores”. No entanto, adiantou Ricardo Rio, o empreendedorismo em Braga não se cinge apenas à vertente empresarial. O empreendedorismo social e cultural tem estado bem patente na cidade, através de “projetos que têm marcado a diferença na criação de novas respostas e soluções para problemas antigos da sociedade”.

Juntando todos esses pressupostos, Ricardo Rio assinalou que também a própria autarquia bracarense é hoje “mais empreendedora e tem procurado assumir novas políticas, novas responsabilidades e projetos de forma distinta em relação ao paradigma de gestão tradicional”.

A pós-graduação em Educação para o Empreendedorismo, ministrado pela Universidade Católica, pretende formar os seus alunos para que sejam agentes de mudança, com capacidade de acelerar a criação e a aplicação de ideias inovadoras, fomentando as competências de caracter empreendedor.

Anúncio

Populares