O Castelo de Lanhoso chegou aos 150.000 visitantes, no dia 29 de julho, foi hoje divulgado pela autarquia.
Este é um número “digno de registo e motivo de grande satisfação para todos os que se envolvem diariamente na divulgação e preservação do património arquitetónico e cultural da Póvoa de Lanhoso”, considera a Câmara, em comunicado.
Os dados mais antigos de que há cadastro remontam a 2006 e, desde então, o ano de 2019 continua a ser o mais visitado, com 13.968 entradas. À parte desta informação, há os dados referentes a este ano que apontam para que venha a tornar-se “no mais bem-sucedido em termos de visitantes”.
“O Castelo de Lanhoso é um dos elementos que melhor identifica a Póvoa de Lanhoso e é sobre ele que este ano incidem as maiores honras, pretendendo-se destacar nos próximos anos a Filigrana e Gonçalo Sampaio. Trata-se de abrigar sob o mesmo projeto as várias propostas que fazem parte do Povoar.Te, cujo maior desígnio é divulgar o património histórico do concelho, dentro e fora de portas”, refere a nota enviada a O MINHO.
O Castelo de Lanhoso pode ser visitado de quarta-feira a domingo, entre as 09:30 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 18:00.
Podem também ser feitas visitas guiadas destinadas a escolas e, mais recentemente, este importante castelo medieval oferece visitas inclusivas.
Em ambos os casos deverão ser efetuadas marcações através do mail: [email protected]
Através do projeto Castelo Inclusivo, promovido pela Câmara Municipal, através da equipa do Castelo de Lanhoso e do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades, todos terão oportunidade de ficar a conhecer esta parte indissociável da história de Portugal, um monumento emblemático da conquista e formação que marcam a fundação da nacionalidade.
“Deixamos o convite a todos os povoenses para visitarem o núcleo museológico do Castelo, cujas entradas são gratuitas para residentes no concelho (mediante apresentação do comprovativo de residência)”, sugere
O Castelo de Lanhoso é também um espaço escolhido para variadas formas de expressão e animação cultural e artística. Quer no espaço interior, onde já decorreram apresentações de livros, várias edições de ‘escape room’, concertos intimistas, entre outros eventos.
Também o espaço exterior se transforma em palco. O próximo espetáculo a decorrer na Praça de Armas é o concerto do Ensemble do Quinteto de Metais da Banda Musical de Calvos, no dia 04 de agosto, pelas 21:00. Esta é uma das propostas do programa da “Póvoa em Festa” deste ano.