Em vez dos habituais ‘cartuchos’ feitos de jornal, a partir desta quarta-feira, os vendedores de castanhas de Braga passam a utilizar embalagens com imagens de alguns dos principais ex-libris da cidade. Em Dia de S. Martinho, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, fez a entrega simbólica das novas embalagens, numa ação que representa, de acordo com nota informativa da autarquia, mais um contributo para a promoção turística do concelho.
A iniciativa enquadra-se num trabalho de sensibilização que o Município bracarense tem vindo a realizar junto dos vendedores de castanha, sensibilizando-os para uma colaboração mais estreita com a autarquia.
“Numa das reuniões surgiu a ideia de disponibilizar estes cartuchos que serão, certamente, do agrado dos bracarenses e de todos quantos nos visitam”, referiu Ricardo Rio.
O modelo de embalagem foi previamente apresentado e registou grande receptividade por parte dos vendedores. Nas novas embalagens é possível encontrar cinco imagens diferentes de Braga, nomeadamente a Arcada, o Bom Jesus do Monte, o Sameiro, a Sé e os azulejos do Convento do Pópulo.
Até ao final da época da castanha, o Município de Braga irá disponibilizar 50 mil embalagens que serão distribuídas equitativamente pelos vendedores autorizados.
Apesar de ser uma “marca típica” das cidades, Ricardo Rio reconhece a existência de problemas ao nível do licenciamento e da organização do espaço público.
“Queremos que esta actividade da venda da castanha seja cada vez mais enquadrada pelos regulamentos municipais e que os próprios vendedores não o façam de qualquer forma, sem cumprir os processos de licenciamento necessários”, afirmou.