Seguir o O MINHO

Ave

Caso positivo nos Bombeiros de Guimarães coloca 20 em quarentena

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

Vinte operacionais dos Bombeiros Voluntários de Guimarães encontram-se de quarentena após ter sido detetado, esta semana, um caso de covid-19 na corporação.

O bombeiro infetado está internado no Hospital de Guimarães, mas encontra-se “estável”, adianta a O MINHO o comandante dos Bombeiros de Guimarães, Bento Marques.

Os operacionais em quarentena já começaram na quinta-feira a ser testados e aguardam os resultados. “Não mostram sintomas”, aponta o comandante.

A infeção terá sido contraída em contexto exterior ao do quartel. Uma familiar do bombeiro em causa, cujo caso foi detetado no hospital onde se deslocou após ter apresentado sintomas, também acusou positivo.

“Em princípio foi de fora para dentro. O quartel é muito seguro, tem um plano de contingência ativado já desde o início da pandemia. Só entram cá os operacionais e toda a gente usa o equipamento de proteção”, salienta Bento Marques, notando que este é o primeiro caso de infeção na corporação.

Os bombeiros em quarentena são dos turnos da tarde e noite, os da manhã não foram afetados. A corporação continua a manter o trabalho com um esforço suplementar dos restantes elementos. “Os bombeiros são solidários nestas alturas. O resto do corpo está a apoiar nas escalas.”, sublinha o comandante.

Segundo os dados da DGS, na última semana Guimarães foi o segundo concelho do Minho que mais novos casos confirmados registou. O boletim de segunda-feira referia uma aumento de 52 casos em relação à semana anterior com um total acumulado de 825 desde o início da pandemia.

Populares