Caso não seja vendida, Confiança vai ser doada pela Câmara de Braga à Universidade do Minho

Antiga saboaria deverá dar lugar a residência para estudantes
Antiga fábrica Confiança, em Braga. Foto: Sérgio Freitas / CM Braga

A antiga saboaria Confiança, em Braga, pode ser doada à Universidade do Minho para uma residência universitária pública, caso a autarquia não concretize a venda do complexo em hasta pública, disse hoje o presidente da câmara.

Durante a reunião de hoje do executivo, Ricardo Rio adiantou que “não há urgência na venda, mas sim na recuperação do edifício”, pelo que se na hasta pública de dia 11 de março não houver venda o edifício poderá passar para a Universidade do Minho.

A venda da antiga fábrica de perfumes e sabões foi adquirida pela Câmara Municipal de Braga por cerca de 3,5 milhões de euros em 2011, com o objetivo de “manter a memória fabril da cidade”, mas acabou por nunca ter sido alvo de nenhuma intervenção “por falta de fundos” próprios da autarquia ou fundos comunitários.

Segundo deu conta Ricardo Rio, caso a venda da Confiança não seja concretizada, a autarquia pretende doar o edifício à Universidade do Minho para que seja construída ali uma residência universitária pública.

No início do atual mandato, o executivo (PSD/CDS-PP/PPM) anunciou a intenção de vender a Confiança “para que não se degradasse ainda mais”, tendo havido três hastas públicas para o efeito, duas delas impedidas por providências cautelares interpostas por cidadãos.

UMinho acha “francamente interessante” residência estudantil pública na Confiança

O Tribunal Administrativo deu sempre razão à autarquia, pelo que o executivo decidiu avançar com a venda do edifício, mas com a obrigação daquele servir para uma residência universitária e com um caderno de encargos que, segundo a câmara, “garantia a preservação da memória da antiga saboaria”.

No entanto, o projeto tem sido alvo de muita contestação, nomeadamente do movimento constituído para “Salvar a Confiança”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Talentos de Braga continuam a brilhar no Got Talent da RTP

Próximo Artigo

Diana Durães continua a bater recordes. Desta vez foi nos 5.000 metros

Artigos Relacionados
x