Um casal e os seus dois cães foram resgatados, na quinta-feira, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, anunciou hoje a GNR.
Em comunicado, a Guarda explica que um homem 40 anos e uma mulher de 42 estavam a realizar um trilho pelo Parque Nacional com os cães e foram surpreendidos pelo “agravamento das condições climatéricas adversas”.
“Não sendo conhecedores da zona que trilhavam, decidiram abrigar-se e pedir auxílio. Após o pedido de auxílio, uma das equipas do Posto de Busca e Resgate da GNR desencadeou diversas diligências que permitiram localizar as vítimas”, relata a GNR.
Foram encontradas “bem fisicamente, mas bastante cansadas” e transportadas para um “local seguro”.
A operação foi concretizada pelo Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional da Peneda-Gerês da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro.
“A GNR aconselha a que, em atividades de montanha, tenham sempre uma pequena lanterna, apito, kit primeiros socorros e um meio de orientação no terreno (GPS ou Smartphone), de forma a perceber qual o tempo estimado para terminar o percurso, de forma a não serem surpreendidos pelo pôr do sol, assim como calçado e vestuário adequado a este tipo de ambiente irregular no clima e no terreno”, lê-se no comunicado.