Um casal espanhol e uma cadela de companhia foram resgatados, esta tarde, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, numa operação que contou com a Força Aérea.
O casal perdeu-se, cerca das 17:30, numa área pertencente ao concelho de Arcos de Valdevez, pedindo ajuda via telemóvel para os bombeiros locais.
Estavam tão longe de sítio com acesso a veículos que foi necessário ativar a equipa da Força Aérea “Os Zangões – Esquadra 552”, sediada em Ovar.
Segundo Filipe Guimarães, comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, foi mobilizada uma equipa de cinco elementos que, em coordenação com o helicóptero “Koala” da Força Aérea Portuguesa e sob orientação do Comando sub-regional do Alto Minho, conseguiu concluir o resgate com sucesso.
Em declarações aos jornalistas, o comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez alerta para a “enorme recorrência” deste tipo de ocorrências no concelho, “nomeadamente nas zonas de alta montanha, dentro do território do PNPG”.
O comandante destaca “vários factores que facilitaram a operação”, como por exemplo o facto de o local onde o jovem casal pediu ajuda ter cobertura de rede de telemóvel.
“Urge-se a tomada de medidas que regrem a circulação de visitantes e responsabilizem os comportamentos irresponsáveis e negligentes em zonas de alta montanha e principalmente dentro do território do PNPG. Circular na serra não é passear na cidade”, concluiu Filipe Guimarães.