Casal perdeu-se no PNPG e foi preciso chamar a Força Aérea

Em Arcos de Valdevez
Foto: BV Arcos de Valdevez

Um casal espanhol e uma cadela de companhia foram resgatados, esta tarde, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, numa operação que contou com a Força Aérea.

O casal perdeu-se, cerca das 17:30, numa área pertencente ao concelho de Arcos de Valdevez, pedindo ajuda via telemóvel para os bombeiros locais.

Estavam tão longe de sítio com acesso a veículos que foi necessário ativar a equipa da Força Aérea “Os Zangões – Esquadra 552”, sediada em Ovar.

Recorde-se que ainda no passado dia 04 deste mês, os bombeiros tiveram de caminhar um total de nove horas para resgatar uma mulher ferida num trilho, também ele muito longe de locais com acesso a viaturas (ambulância, por exemplo).

Segundo Filipe Guimarães, comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, foi mobilizada uma equipa de cinco elementos que, em coordenação com o helicóptero “Koala” da Força Aérea Portuguesa e sob orientação do Comando sub-regional do Alto Minho, conseguiu concluir o resgate com sucesso.

Vídeo: BV Arcos de Valdevez

Em declarações aos jornalistas, o comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez alerta para a “enorme recorrência” deste tipo de ocorrências no concelho, “nomeadamente nas zonas de alta montanha, dentro do território do PNPG”.


O comandante destaca “vários factores que facilitaram a operação”, como por exemplo o facto de o local onde o jovem casal pediu ajuda ter cobertura de rede de telemóvel.

“Urge-se a tomada de medidas que regrem a circulação de visitantes e responsabilizem os comportamentos irresponsáveis e negligentes em zonas de alta montanha e principalmente dentro do território do PNPG. Circular na serra não é passear na cidade”, concluiu Filipe Guimarães.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x