O Estado está a leiloar em agosto 104 artigos imobiliários e 28 viaturas nos distritos de Braga e de Viana do Castelo através da plataforma e-leilões, portal que se dedica à venda online dos bens executados pelos tribunais resultantes de dívidas ou processos de insolvência, bem como de artigos móveis ou imóveis apreendidos, recuperados ou declarados perdidos em processos-crime.
O MINHO consultou a plataforma a propósito da atualização mensal dos leilões, e verificou que no distrito de Braga, em agosto de 2024, estão em leilão 85 imóveis e 22 veículos. Em Viana são 19 imóveis e 6 veículos.
Por entre os imóveis mais caros em leilão no Minho, para o mês de agosto, está um terreno para construção em Barcelos, já com uma casa edificada, além de uma moradia em frente ao mar, em Caminha. Os imóveis para negócios e serviços dominam o topo da tabela, com as habitações que surgem este mês a serem novamente mais modestas, tanto em termos de área como de preço.
Terreno para construção com moradia incluída em Barcelos
O imóvel de habitação mais valioso em leilão no distrito de Braga, este mês, é um terreno de 522m2 para construção com uma moradia edificada, em Vila Frescainha (S.Pedro), concelho de Barcelos.
Apesar de o leilão ser classificado para o terreno, no local encontra-se edificada uma moradia, conforme resulta da caderneta predial, e está incluída na transação, embora o registo predial necessite de ser atualizado.
A moradia, um “imóvel de construção semi-recente”, possui licença de utilização de 2010 emitida pela Câmara Municipal de Barcelos.
A plataforma alerta que “o imóvel é vendido no estado em que se encontra, pelo que se recomenda aos interessados que antes de apresentar propostas de aquisição devem proceder à verificação prévia do estado do bem”.
É ainda referido aos “potenciais interessados que o recheio da habitação não faz parte do objeto negocial”.
O valor base do terreno é de 359.323,00 euros e já existem propostas. O lance atual vai em 185.105,43 euros. Este leilão termina a 10 de setembro, pelas 10:30. Pode consultar o mesmo aqui.
Moradia com dois pisos em frente ao mar em Caminha
No distrito de Viana do Castelo, o imóvel mais valioso em leilão é um prédio urbano composto por casa de rés-do-chão, primeiro andar e logradouro, com a área coberta de 190,80 m2 e descoberta de 49,20 m2, sito na Rua Manuel Serra Carvalho, em Vilarelho, Caminha.
A pessoa executada, neste caso, é uma empresa espanhola chamada Glosa Faespa, S.L., com sede em Valência.
Segundo a plataforma, “o imóvel encontra-se em razoável estado, devendo no entanto os interessados visitar o mesmo antes de licitar”.
Se ao termo do leilão, o valor da melhor proposta for superior ao valor mínimo, fica o proponente obrigado ao depósito do valor proposto, podendo-se promover o arresto de bens suficientes para garantir o supra referido valor.
O valor base é de 262.700,00 euros, encontrando-se já um lance colocado, no valor de 138.050,17 euros. Pode consultar o leilão aqui.
BMW na Póvoa de Lanhoso
Em termos de veículos, o mais valioso em todo o Minho é um BMW, modelo 187, “em razoável estado de conservação”. Segundo a plataforma, “no momento da apreensão o veículo registava 317.326 km”.
O preço base deste leilão é de 9.250,00 euros, sendo que já existe um lance atual no valor de 4.625,00 euros. Pode consultar o leilão aqui.