Chama-se TM House e foi idealizada pelo gabinete de arquitetura de Braga Inception Architects Studio. Concluída em 2022, em Lamelas, no concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, é massificada com betão da Cimenteira do Louro, de Famalicão. Está agora em destaque no prestigiado portal de arquitetura ArchDaily.
Segundo o estúdio de arquitetura bracarense, trata-se de “uma habitação de tipologia T4”, que está situada na freguesia de Lamelas, numa “área predominantemente rústica”, a sul de Santo Tirso.
“A moradia procura uma assumida ligação entre todos os seus espaços, num respeito pela relação funcional de áreas e vivências interiores e exteriores”, descreve o gabinete, que já havia sido destacado na mesma publicação em 2019, por causa de uma moradia em Esporões, no concelho de Braga.
Numa extensão de 615 metros quadrados, o projeto procurou “explorar e abraçar os limites do seu terreno de implantação, com a forma da sua cobertura em betão natural cofrado que abriga – além do seu programa funcional – alguns pátios exteriores, num interessante jogo de cheios e vazios, sombra e luz natural”.
Segundo o ateliê de arquitetura, “o conceito principal para o interior da TM House visa o melhor enquadramento e a maior exposição (controlada) à luz solar”.
“Desta forma, beneficiam-se os espaços interiores, ampliando-se os limites visuais de cada um”, consideram.
Em relação ao interior, “desenha-se uma planta livre com formato em L, e composta por hall de entrada, que liga também à piscina exterior, e ao respectivo corredor de distribuição que conduz à generosa sala comum e cozinha, lavandaria e respectivo pátio de apoio”.
“No seu lado nascente desenvolvem-se todas as zonas privadas: escritório, dois quartos com wc privativo, e a master suite”, prossegue o gabinete.
Por sua vez, no exterior voltado a sul, “a forma da habitação desenvolve-se em torno de uma piscina rectangular e o respectivo espaço de lazer, com espaço de estar e churrasqueira”.