“Casa dos Coimbras” tem dez dias para demolir miradouro ilegal no centro de Braga

Após despacho da Câmara
"casa dos coimbras" tem dez dias para demolir miradouro ilegal no centro de braga

O miradouro improvisado na Casa dos Coimbras, no centro de Braga, vai mesmo ser demolido, após despacho do vereador do Urbanismo, João Rodrigues, que aponta um prazo de dez dias para a demolição da ‘torre’ com 16 metros de altura.

Fonte da autarquia adiantou a O MINHO que a estrutura “não é nem nunca foi legal”, e que a empresa gestora da Casa dos Coimbras (monumento de interesse nacional) terá de a demolir. Caso não o faça, a autarquia irá desmontar o miradouro de forma coerciva.

Contactado por O MINHO, o gestor da “Torre dos Coimbras”, que gere o espaço, garantiu que será feita a demolição “mal chegue a ordem” para tal.

“Tínhamos a indicação de que a montagem de uma estrutura provisória, por um período de 90 dias, não precisava de licença, mas se assim não é agiremos em conformidade”, sublinhou Aguiar Campos.

O empresário diz que nunca agiu fora da legalidade e deu como exemplo um projeto que elaborou para a casa e para a capela dos Coimbras, aprovado pela Direção Regional de Cultura do Norte.

Aguiar Campos vincou ainda que irá iniciar contactos com a autarquia e com a DRCN para construir uma estrutura de forma definitiva, a servir de miradouro.

“Edificámos o miradouro para fazermos uma experiência de três meses, numa espécie de prova de conceito. Se concluirmos que vale a pena, faremos então uma outra, se o permitirem, com perfil definitivo e que queremos que seja icónica em Braga, como que uma obra de arte”, explicou, salientando que já foram investidos 200 mil euros no espaço para o tornar um polo de atratividade cultural e turística, que dá emprego a dez pessoas.

Em meados de agosto, e após uma denúncia, os serviços de fiscalização da Câmara foram ao local, tendo o processo que se seguiu resultado na ordem de demolição.

O conjunto é património nacional desde 1910, sendo propriedade de uma família local, atualmente a residir no Porto.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ex-sapador florestal detido por autoria de três incêndios em monção

Ex-sapador florestal detido por autoria de três incêndios em Monção

Próximo Artigo
Famalicão empresta jogador ao maccabi haifa, adversário do benfica na liga dos campeões

Famalicão empresta jogador ao Maccabi Haifa, adversário do Benfica na Liga dos Campeões

Artigos Relacionados