Seguir o O MINHO

Braga

Casa desalinhada em loteamento de Braga é afinal a única que cumpre o alvará

Insólito

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

É um situação caricata. Uma casa geminada foi construída sem respeitar o alinhamento das outras 37, no loteamento das Rossinhas, freguesia de Este S. Pedro, em Braga. Os moradores indignaram-se, reclamaram e ficaram surpreendidos ao descobrir que, afinal, a habitação desalinhada é que estava correta e respeitava o alvará de licenciamento, de 2021.

Segundo o Jornal de Notícias, na sequência de queixa apresentada pelos moradores à Câmara, os técnicos perceberam que a moradia em construção é a única que respeita a distância de cerca de cinco metros em relação ao muro. Sendo que as restantes têm uma distância de cerca de seis metros, ou seja, com um metro discrepância.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Em declarações àquele jornal, o vereador do Urbanismo, Miguel Bandeira, refere que “é um loteamento com um conjunto de inconformidades acumuladas desde 2001”.

“Agora, tentamos zelar para que todas as intervenções se enquadrem naquilo que está aprovado”, acrescenta o vereador, garantindo que a proprietária não está a beneficiar “de nenhum privilégio ou regime de exceção”.

“Vivemos um período de regularização e retificação das urbanizações. Há cerca de 1.500 loteamentos no concelho e alguns foram crescendo com irregularidades”, salienta o responsável.

Populares