A Casa das Artes de Famalicão acolhe, de 07 de outubro deste ano a 26 de janeiro de 2022, a exposição Manoel de Oliveira, A Comunidade.
- Anúncio -
Esta exposição propõe um percurso pelo cinema de Manoel de Oliveira, tendo por foco o modo como os seus filmes interrogam, de diferentes maneiras, a amplitude e os contornos da noção de comunidade. Declinando a questão a partir de distintos pontos de vista, a meio caminho entre a etnografia, a história, a sociologia, ou, ainda, a própria prática do fazer cinema (uma arte coletiva) e sondando os alicerces identitários, simbólicos, culturais que, ao longo de mais de oitenta anos, foram dando forma à comunidade nacional e moldando o seu imaginário, a obra do realizador foi sendo também um perspicaz barómetro crítico com o seu tempo.
Organizada pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves, com curadoria de António Preto, a exposição apresenta excertos de filmes e documentação pertencente ao acervo do realizador, integralmente depositado em Serralves.
A exposição, que estará patente no foyer da Casa das Artes de Famalicão, de 07 de outubro de 2021 (inauguração às 17h00) a 26 de janeiro de 2022, funciona como um prólogo para o episódio 6 do CLOSE-UP – Observatório de Cinema, dedicado ao mote da Comunidade, que decorrerá em vários espaços do Teatro Municipal, de 16 a 23 de outubro.
Em breve será anunciado um programa educativo que incluirá: visita orientada à exposição; oficina para famílias ou outro público a designar; ação de formação para técnicos municipais e professores.