Seguir o O MINHO

Ave

Carvalho Americano com 60 anos é a árvore do ano em Vizela

Ambiente

em

Foto: Divulgação / Coração Azul

Já foi escolhida a árvore do ano no concelho de Vizela, uma iniciativa organizada pela Associação Juvenil Coração Azul através da “Vizela Green Week”.

A árvore vencedora desta edição de 2020 é o carvalho americano (Quercus rubra L.), plantado em 1960 no Paço de Gominhães, em S. João de Vizela – quinta erguida em 1280 durante o reinado de D. Sancho I, segundo rei de Portugal.

Com 4,05 metros de largura, esta árvore situada no centro de uma quinta “cheia de história” alberga “diversas espécies de animais. Na votação aberta ao público, recolheu 20,6% dos votos, registando ainda um alcance de 7.020 pessoas através das redes sociais.

A organização refere que esta árvore “é uma introdução no nosso território uma vez que é originária da costa atlântica americana entre Canadá e EUA”.

“Hoje é bastante comum encontrar em Portugal e é na época outonal que os tons avermelhados das folhas cativam muitos apaixonados pela natureza”, dá nota a associação promotora do concurso.

Refere a mesma fonte que esta iniciativa “pretendeu chamar a atenção para o património ambiental vizelense e que terminou com milhares de interações entre a comunidade”.

“Pelas redes sociais da associação regista-se nesta primeira edição mais de 41 mil pessoas alcançadas, somando-se ainda as notícias na comunicação social e divulgação dos parceiros do projeto. Ou seja, um sucesso que tem já caminho aberto para a segunda edição”, promete a organização.

Árvores incluídas no concurso

Carvalho Alvarinho (Quercus robur L.); Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia); Plátano (Platanus sp.); Oliveira (Olea europaea); Bétula-branca (Betula pendula sp.); Sobreiro (Quercus suber); Castanheiro (Castanea sativa); Camélia (Camellia japónica); Pinheiro-manso (Pinus pinea); Eucalipto (Eucalyptus globulus); Tulipeiro-da-Virgínia (Liriodendron tulioifera); Cedro do Líbano (Cedrus libani); Sequoia (Sequoia sempervirens); Cedro do Atlas (Cedrus Atlantica).

Populares