Carros novos passam a ser vendidos com sistema que pode acabar as multas por excesso de velocidade

Trânsito
Carros novos passam a ser vendidos com sistema que pode acabar as multas por excesso de velocidade
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

Todos os veículos novos vendidos na União Europeia a partir desta quarta-feira, 06 de julho, estão obrigados a contar com um equipamento chamado Intelligent Speed Assistance (ISA), um assistente de velocidade inteligente. A medida destina-se a evitar que os condutores excedam os limites de velocidade e, consequentemente, se exponham a multas.

Já existem veículos equipados com o sistema no mercado, no entanto, a legislação em vigor permite que esteja desligado, e que o condutor ligue. Segundo a nova lei, o ISA será ativado no momento em que o carro for ligado, podendo ser desligado pelo condutor.

A União Europeia pretende tornar o sistema obrigatório no futuro e, assim, reduzir as colisões em cerca de 30% e as mortes por acidentes rodoviários em 20%.

O ISA consegue identificar a velocidade máxima permitida em cada local, ao mesmo tempo que calcula a velocidade exata a que o veículo se desloca. Se o limite for superado, a tecnologia restringe o rendimento do motor. Em caso de necessidade, para realizar uma manobra ou completar uma ultrapassagem, por exemplo, o sistema permite que a velocidade seja, momentaneamente, ultrapassada.

Para já, o ISA conta com resistência das construtoras, que temem que os veículos com mais potência sejam menos atrativos com esta medida.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Baloiço gigante com vista sobre o rio minho em cerveira vai ser retirado

Baloiço gigante com vista sobre o rio Minho em Cerveira vai ser retirado

Próximo Artigo
Navio de ong com 306 pessoas aguarda por porto para desembarque

Navio de ONG com 306 pessoas aguarda por porto para desembarque

Artigos Relacionados